Cotidiano

Abaixo-assinado pede construção de uma passarela no Hospital da Criança

Pais de crianças doentes e trabalhadores da região sentem dificuldades para atravessar o trecho urbano da BR-174, na saída para Manaus

Todos os dias, centenas de pessoas que buscam atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), no bairro 13 de Setembro, zona sul da Capital, enfrentam muitas dificuldades para atravessar a Avenida Brasil, trecho urbano da BR-174 na saída para Manaus (AM). Apesar do grande movimento de veículos, o local não possui faixa para pedestre e tem uma sinalização precária. 

Os moradores e trabalhadores da região reivindicam, por meio de um abaixo-assinado, a construção de uma passarela para que mães de crianças doentes e demais transeuntes trafeguem com mais segurança. O taxista Ronildo Bezerra, que iniciou o movimento, disse que, ao trafegar todos os dias pelo local, presencia a dificuldade de muitas mães com duas ou até três crianças em busca de atendimento no hospital.

“É muito triste presenciar a dificuldade que as pessoas enfrentam para atravessar aquele trecho da BR-174. Eu já vi mães com crianças de colo esperarem cerca de 20 minutos para atravessar aquele lugar. Até mesmo vi acidentes”, disse acrescentando que o movimento pretende colher aproximadamente duas mil assinaturas para entregar ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Até o dia 25, cerca de mil assinaturas foram coletadas.

“Nosso objetivo é reivindicar melhorias para buscar amenizar a situação dos transeuntes naquele local. As autoridades podem resolver esse problema, é preciso ter sensibilidade e olhar para o povo”, destacou.

A dona de casa Railane Santos, 31, comentou, para a Folha, a luta que enfrenta para atravessar a rodovia quando precisa levar seus três filhos para serem atendidos no hospital. “Sempre que procuro atendimento eu passo por esse transtorno. Tenho que esperar o fluxo diminuir ou esperar a boa vontade dos motoristas para poder atravessar. Eu já assinei o documento e peço que algo seja feito a nosso favor”, afirmou.

As assinaturas estão sendo recolhidas no Terminal de Lotação do Centro, sede do Sindicato dos Taxistas, no Pau da Paciência (ambos na Avenida Brasil), RS TUR, Auto Peças Verona, Flash Lan House (todos na Avenida Ataíde Teive) e Braspeças, na “bola” do Trevo ou por meio do link http://chn.ge/2woAax9.

DNIT – A Folha entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

PRF – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não respondeu à Folha a respeito das ocorrências de acidentes na Avenida Brasil. (E.M)