Cotidiano

9º Encontro de Jornalistas inicia com debate sobre investimento social privado

Foram apresentados aos jornalistas o relatório social de 2014 da Fundação BB contemplando 656 municípios brasileiros com investimentos sociais de R$ 296,4 milhões

A 9ª edição do Encontro de Jornalistas realizado pela Fundação Banco do Brasil (FBB) em Brasília, no período de 12 a 14 de agosto, tendo como tema central   “Protagonismo social: a comunicação para transformar realidades”, iniciou nesta manhã com uma mesa de debates sobre “Investimento Social Privado”, com a participação do presidente da Fundação Banco do Brasil Caetano Minchilo, e dos palestrantes André Desenzjain e Andrea Vialli.

Foram apresentados aos jornalistas o relatório social de 2014 da Fundação BB contemplando 656 municípios brasileiros com investimentos sociais de R$ 296,4 milhões, sendo que deste total R$ 254,9 milhões foram voltados a inclusão socioprodutiva priorizando os vetores água, agroecologia, agroindústria, resíduos sólidos e educação, envolvendo diretamente 226 mil pessoas em todo o país,   oportunidade em que o   Estado de Roraima foi contemplado com um projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) com aporte de recursos de R$ 145.240,00.

Segundo Caetano Minchilo, a meta principal da Fundação BB é priorizar a articulação com diversos movimentos sociais para interagir com segmentos em vulnerabilidade social como agricultores familiares, catadores de materiais recicláveis, indígenas, assentados da reforma agrária, quilombolas e jovens.

“É um dialogo continuo, onde identificamos as necessidades, avaliamos os impactos do investimento social e desenvolvemos novas iniciativas par a inclusão social e produtiva desses públicos. Estamos completando 30 anos da Fundação BB e decidimos reunir os jornalistas de todo o país para compartilharmos histórias de sucessos de pessoas que dão exemplo de protagonismo na busca pela autonomia e superação de desafios na conquista da cidadania de suas comunidades,  de norte a sul deste país, nos projetos apoiados pela Fundação BB”, ressaltou.

A segunda mesa redonda terá como tema “Redes Sociais: a comunicação para a mobilização e protagonismo”, com a participação do coordenador de comunicação da Secretaria Nacional de Juventude da Secretária-Geral da Presidência da República jornalista Paulo Motoryn e do Jornalista Leandro Fortes que atuou como chefe da Agência Brasil e comentarista da Voz do Brasil, e criador do curso de jornalismo online do Senac do Distrito Federal.