Cotidiano

400 pessoas em situação vulnerável são atendidas em ação

Durante ação social, foram oferecidos atendimentos de saúde e para emissão de documentos, além de oficinas sobre como utilizar o material reciclável na geração de renda

Quatrocentas pessoas em situação de vulnerabilidade foram alvo da 2ª edição da Ação Cívico Social (Aciso II) do Ministério Público do Trabalho (MPT), no domingo, 9. O evento prestou atendimento para 150 brasileiros que trabalham como catadores de materiais recicláveis e mais 250 venezuelanos, moradores de abrigos no Estado.

Organizada pela Procuradoria do Trabalho de Boa Vista (MPT), a ação ocorreu no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (UFRR), das 8h às 17h. Para a procuradora do Trabalho de Boa Vista, Safira Nila, o diferencial da edição deste ano da ação foi em mudar o público-alvo para poder atender um maior número de pessoas.

“O foco são os brasileiros em situação de vulnerabilidade, mas acabamos atendendo também os venezuelanos que chegam aqui com uma condição sócio econômica bem mínima e ainda sofrem com a barreira da linguagem. Os catadores foram pensados por fazerem um serviço de extrema importância para a sociedade”, informou Safira.

O tema deste ano, “Informar e Integrar”, também está voltado para o repasse de informações às pessoas em situação de vulnerabilidade, para evitar possíveis pioras das condições de vida e até a exploração no mercado de trabalho, muito comum para os trabalhadores que tem pouca escolaridade ou que desconhecem as leis brasileiras. Além de prestar esclarecimento sobre a questão de direitos trabalhistas, as pessoas também receberam dados relevantes sobre a regularização migratória e empreendedorismo, entre outros temas.

“É como se fosse uma iniciativa tentando esclarecer que todos são cidadãos, independente de serem brasileiros ou venezuelanos. A gente quis informar sobre os direitos que esses cidadãos têm e também integrar a população de uma forma geral”, frisou a procuradora.

A procuradora do Trabalho de Boa Vista, Safira Nila, explica que a iniciativa visa informar às pessoas em situação de vulnerabilidade (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

PROGRAMAÇÃO – O ato civil contou com a realização de palestras, oficinas sobre a reutilização de materiais recicláveis para o comércio, exposição fotográfica, atendimentos de saúde de pediatria, ginecologia e odontologia, aplicação de flúor, assessoria jurídica, atividades de entretenimento infantil, além da emissão de documentos e currículo para facilitar a procura por empregos.

Além do MPT, também participaram do evento a Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF), Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, Serviço Social da Indústria (Sesi) e das organizações “Amigos do Sorriso” e “Pirilampos”, além do Esquadrão de Saúde de Boa Vista (Aeronáutica), responsável pelos atendimentos de saúde. (P.C.)