EPIDEMIA
24 casos suspeitos de Sarampo foram notificados em Roraima
Três crianças com a saúde debilitada e com suspeita de sarampo estão internadas no Hospital Infantil
Por Folha Web
Em 04/03/2018 às 16:17
Vacinação Praça Simon Bolívar (Foto Andrezza Mariot )

Já foram notificados em Roraima, 24 casos suspeitos de Sarampo, sendo 6 confirmados e 18 em investigação, pelo Boletim Informativo divulgado na tarde deste domingo. Entre os casos suspeitos, quatro são do município de Pacaraima.

O boletim informativo é elaborado semanalmente pela sala de situação das secretarias de saúde de Estado, município de Boa Vista e Ministério da Saúde e contém as informações atualizadas da situação.

As ações de combate são realizadas diariamente pelas equipes de vigilância, entre elas os bloqueios e ações de intensificação vacinal nos abrigos e praças onde moram os venezuelanos e em pontos estratégicos do município. Uma sala de vacina foi instalada no posto da Polícia Federal, além da atualização do cartão de vacina das crianças em quatro creches de Boa Vista.

Nas ações de bloqueio e intensificação vacinal já foram administradas mais de 2 mil doses da vacina, segundo a prefeitura.

Óbito em caso não confirmado - Esta semana, foram conduzidas ao Hospital da Criança Santo Antônio, vindas do município de Pacaraima, três crianças com a saúde debilitada e com suspeita de sarampo. As amostras foram coletadas para análise e foram isoladas.

O hospital iniciou o tratamento para pneumonia e desnutrição grave. Na tarde de  quinta-feira, uma das crianças apresentou insuficiência respiratória e foi levada à Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Na manhã de sexta-feira, 02, a criança infelizmente não resistiu.

O atestado de óbito aponta pneumonia, infecção generalizada e desnutrição grave. Ainda não é possível indicar a influência do sarampo sobre o óbito, visto que os resultados do exame sorológico ainda não foram liberados e o caso continua em investigação.

“É importante que fique claro, que essa criança estava com suspeita de sarampo, nós não recebemos os resultados de confirmação, de acordo com o atestado de óbito ela morreu de pneumonia, infecção generalizada e desnutrição grave”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Campanha de vacinação – Uma campanha nacional contra o sarampo acontece no próximo sábado, dia 10 e vai até o dia 10 de abril.

Durante toda a semana, a população poderá procurar uma unidade básica de saúde para tomar a vacina. A faixa etária é de seis meses a 49 anos. A meta é alcançar o maior número de pessoas possíveis, brasileiros e estrangeiros.

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!