Polícia

19 são presos por tráfico de drogas e crime organizado

Grupo adquiria cocaína em Pacaraima e esquematizava o transporte de entorpecentes para o interior do Estado e o Amazonas

Dezenove pessoas foram presas durante a Operação Néctar, deflagrada pela Polícia Federal em Roraima (PF-RR) nas primeiras horas da manhã de ontem, 18. A ação de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas foi concentrada nos municípios de Boa Vista e Pacaraima. Segundo a PF, foram expedidos 25 mandados de prisão preventiva, mas só 19 foram cumpridos, restando seis foragidos.

A informação é que os envolvidos adquiriam em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, a versão bruta da cocaína, mais conhecida como ‘pasta-base’. Em seguida, revendiam o entorpecente para traficantes no estado do Amazonas e no interior de Roraima. A droga era armazenada em garrafas plásticas para o transporte e os investigados se referiam a ela como ‘suco’, o que influenciou na nomeação da operação. 

Os grupos praticavam, além do tráfico de drogas, outros crimes como a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas. A investigação sobre as ações dos envolvidos já dura um ano e meio.

“Das 25 pessoas com mandados de prisão expedidos, mais de 20 possuem registros criminais no Brasil. Um dos líderes responde, na Venezuela, por sequestro e extorsão, lesão corporal grave e possui ao menos uma prisão por roubo”, completou a PF.

AÇÃO – Além das prisões, também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão para levantamento de materiais e documentos que possam contribuir para a investigação e seis mandados de sequestro de bens.

Em Boa Vista, um dos locais visitados pela Polícia Federal fica localizado na Avenida Parimé Brasil, importante via que divide os bairros Jardim Caranã, União, Caranã e Professora Araceli, na zona oeste da Capital.

Nas imagens divulgadas pela PF-RR, é possível observar ainda a atuação dos agentes em algumas das residências. Os policiais federais utilizaram o auxílio de cães farejadores treinados para identificar substâncias químicas. Um dos animais inclusive encontrou em uma lata um montante de dinheiro, possivelmente oriundos do tráfico de drogas. 

Durante a ação também foram apreendidos aparelhos celulares, que podem contribuir com mais informações sobre como era feita a organização da quadrilha, além de veículos, dinheiro em espécie, uma arma de fogo e um simulacro de arma.

Os mandados foram autorizados pela Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa da Justiça Estadual. Ao todo, a operação contou com a participação de 100 agentes da PF. 

OPERAÇÃO NÉCTAR – O nome da operação ‘Néctar’ faz alusão à forma como os envolvidos se referiam à droga, que era colocada em garrafas de plástico para transporte e chamada de ‘suco’. Os néctares são, na verdade, bebidas industrializadas que possuem alguma parte do suco original da fruta. (P.C.)

Publicidade