Cotidiano

150 bombeiros vão atuar no interior até início das chuvas

Segundo o comandante do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, atenção será voltada para áreas que obtiveram maiores focos de calor

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) decidiu intensificar, durante o feriado prolongado da Semana Santa, suas ações de combate aos focos de incêndio e empregar mais 150 agentes para atuar na zona rural do Estado. O foco será voltado para a região nordeste do Estado, que registrou um número maior de focos de calor, e para os municípios de Caracaraí, Iracema e Mucajaí.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, a intensificação das ações dos militares é comum nessa época do ano por conta do período que antecede o início das chuvas em Roraima, em abril.

Ribeiro complementa que a população rural se prepara para fazer a queima dos terrenos neste período de estiagem entre o feriado de Carnaval e a Semana Santa, portanto, o Corpo de Bombeiros se mantém mais alerta e reforça as atividades no fim do mês de março. Nesta época, um número alto de agentes é destinado a atuar em formato de rodízio para não deixar nenhuma localidade desabastecida e também para manter a saúde dos funcionários, que não podem trabalhar sem parar e em condições de risco.

“Então, todo ano a gente faz a preparação nesse período, entra em contato com as comunidades para que eles evitem a queima sem a autorização da Femarh [Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] e, se for fazer, que seja feita conforme a orientação, de forma controlada”, afirmou o comandante.

Acontece que, mesmo com as orientações, muitas pessoas ateiam fogo sem tomar os devidos cuidados e sem autorização. “Esse fogo acaba se espalhando para outros locais, outras propriedades e acabam causando prejuízo. Além de ser crime ambiental, esse ato pode causar prejuízos materiais e, em casos mais graves, até levar pessoas à morte”, declarou.

Por conta do número maior de focos de incêndio, o comandante afirmou que o Corpo de Bombeiros precisa ainda resguardar agentes para atender os incidentes nas áreas urbanas, em terrenos baldios. “Por nós sermos uma região com bastante lavrado, acaba que o fogo se alastra muito mais rápido e é muito difícil de combater. O bombeiro teria que ser praticamente onipresente. Nós estamos atuando todos os dias, atendendo os chamados, mas também precisamos atuar em parceria com as prefeituras para conseguir ampliar a cobertura de ação”, pontuou.

Previsão é de tempo parcialmente nublado

O meteorologista da Femarh, Ramon Alves, está em Manaus participando de uma reunião com diversos representantes da Região Norte justamente para tratar sobre a questão climática. Por telefone, Alves informou à Folha que Roraima ainda está dentro do período seco e que a previsão é de tempo claro, parcialmente nublado para os próximos dias.

Segundo o meteorologista, o período seco não significa que não possa chover, somente que a frequência é muito menor do que no período chuvoso. Ele explica ainda que as chuvas começam primeiro no sul do Estado, a partir do dia 1º de abril e sobem gradativamente até o norte na segunda semana do mês.

“A previsão é de pouca chuva ainda até chegar efetivamente o período chuvoso, o que está dentro da normalidade. Por conta desse período seco e poucas chuvas, consequentemente, os focos de queimadas aumentam devido à situação climática. Por isso, é tão importante que todas as instituições da área, como Femarh, Corpo de Bombeiros e Ibama, trabalhem juntas. Lembrando que o Estado tem que fazer a sua parte, mas a responsabilidade é de todos nós em evitar possíveis queimadas”, frisou.

O meteorologista reforçou que a população pode obter mais informações sobre a previsão do tempo através do boletim hidroclimático, disponível no site da Femarh, no endereço www.femarh.rr.gov.br ou através do aplicativo da Fundação, disponível para download nos aparelhos Android.

Confira o boletim hidroclimático e se programe para o feriadão

De acordo com o boletim hidroclimático, a previsão de chuvas para os próximos dias no estado é de tempo claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas e temperaturas estáveis com variações entre 26°C e 35°C. A umidade terá uma variação entre 40% e 85% e ventos de intensidade moderada, com rajadas pontuais de vento. Já a previsão sazonal para o trimestre de março até maio é de chuvas dentro da normalidade climatológica em Roraima.

No mês de fevereiro, registrou-se 694 focos de queimada. Nesse mesmo período de 2017, registrou-se 209 focos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão do risco de fogo para os próximos três dias é de alto a crítico no nordeste de Roraima.

O boletim é elaborado com dados fornecidos pela Femarh, Inpe, Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). (P.C.)