Cotidiano

Venda de grãos para produtores rurais está suspensa

Companhia suspendeu abastecimento devido à grande demanda do ano, que atingiu volume autorizado pelo Governo Federal

Agricultores estão impossibilitados de efetuar a compra no balcão de vendas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o produtor Sebastião Queiroz, a venda não ocorre desde quinta-feira, 18.

Sebastião tem uma propriedade na região do Mata-Mata, no município de Bonfim. “Cerca de 200 agricultores estão tendo dificuldades de efetuar a compra, e só nos foi relatado que não houve a permissão do Governo Federal, mas não nos explicam o motivo. Os animais estão sem comer”, disse.

Pelo programa, a saca de grãos é vendida no valor de R$ 28,50. Nos mercados o valor chega a R$ 46. “Nós temos um planejamento para o gasto com essa compra e chegamos aqui e não conseguimos comprar, eu até moro próximo à capital, mas muitos dos agricultores vêm do sul do estado, que é mais distante, é muito prejuízo. Gasto de gasolina, e não temos condições de fazer a compra que chega quase ao dobro do valor”, disse.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a suspensão foi devido à grande demanda de venda pelo milho do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) ao longo deste ano, estando a companhia próximo de atingir o volume total de venda autorizado pelo Governo Federal, que consiste em 200 mil toneladas do produto, conforme Resolução do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (CIEP) nº 01/2018.

A Conab já solicitou ao CIEP a liberação de mais 100 mil toneladas de milho para comercialização pelo ProVB. Assim que a autorização for concedida e publicada no Diário Oficial da União, serão realizadas todas as medidas necessárias para dar continuidade ao atendimento do Programa.

“Essa medida mostrou-se necessária em razão do contexto político e econômico vivenciado pelo país em meados do ano, culminando na paralisação dos caminhoneiros, o que gerou impacto sobre o abastecimento de diversos produtos, dentre eles, o milho, insumo utilizado na base da ração animal. Ademais, o aumento da procura também foi provocado pelo agravamento da seca na região nordeste, com quebra de safra, redução da oferta e consequente aumento dos preços praticados nos mercados locais. Essa conjuntura ampliou consideravelmente a busca do Programa de Vendas em Balcão pelos pequenos criadores, levando a Conab a adotar todos os procedimentos cabíveis, dentro da sua competência legal, para a solução do problema. A Conab não tem medido esforços no sentido de atender a todos os seus clientes cadastrados no ProVB, disponibilizando milho aos pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, bubalinos e caprinos de todo o país”, informou em nota. (R.C)

Publicidade