CARRETA DA MULHER
Unidade Móvel ajuda a diminuir demanda reprimida no Coronel Mota
Os exames de ultrassonografia já estão agendados, mas os de mamografia estão abertos ao público
Por Folha Web
Em 24/01/2018 às 13:00

A partir dessa quarta-feira (24), a Carreta da Saúde da Mulher estará ofertando exames na CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), atendendo a demanda da unidade para os exames de ultrassonografia. Os pacientes que farão este exame já estão definidos e devidamente agendados.  Mas há ainda a oferta de exames de mamografia, cuja demanda é livre. A cada dia são ofertados 40 exames de cada.

Os atendimentos começam às 8h, por ordem de chegada e seguem até a próxima quarta-feira (31). Para a mamografia, as mulheres devem apresentar os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Identidade, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência. Nestes casos, o caminhamento só é necessário para mulheres de até 49 anos.

Para a realização dos exames de ultrassom é necessária a apresentação de encaminhamento médico. O resultado sai na hora.

“Já os resultados das mamografias são encaminhados ao CRSM, pois caso seja detectada alguma alteração, o Centro faz uma busca ativa e contata a paciente para dar início ao tratamento”, explicou a diretora de Políticas Oncológicas da Sesau, Lidiane Lorenzoni.

Segundo a diretora geral da CECM, Ellen Aragão, os serviços ofertados pela unidade móvel trazem benefícios tanto para os pacientes quanto para a unidade. “Aqui na clínica nós conseguimos diminuir o tempo de espera para a realização dos exames e com isso garantimos mais agilidade no diagnóstico para que o paciente possa começar o tratamento o quanto antes”, disse.

CARRETA DA MULHER - Em 2017, a Carreta de Saúde da Mulher possibilitou um grande avanço na realização do diagnóstico do câncer de mama. A unidade móvel atendeu 3.987 mulheres da Capital e do interior. Ao longo do ano, foram realizadas 1649 mamografias e 2519 ultrassonografias na unidade móvel.

***
Gostou?
4
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!