Cotidiano

Uma semana após reajuste de 35% na energia, RR sofre novo apagão

Segundo a Eletrobras, o blecaute ocorreu devido a um desligamento não programado no Linhão de Guri, na transmissão da Venezuela

Pouco mais de uma semana após o anúncio de que os consumidores roraimenses pagariam 35% a mais nas tarifas de energia elétrica- o segundo reajuste em menos de um ano- o Estado registrou, na manhã desta quarta-feira, 08, um novo apagão que afetou a Capital e os municípios do interior que são ligados ao sistema gerido pela Eletrobras Distribuição Roraima.

Segundo a empresa, o blecaute que durou pouco mais de 15 minutos ocorreu devido a um desligamento não programado no Linhão de Guri, na transmissão da Venezuela. O país vizinho não deu explicações sobre o motivo do desligamento na linha de transmissão. Para a energia voltar, o Parque Térmico, que possui quatro termelétricas onde são gastos cerca de R$ 1 milhão por mês apenas com combustível, teve que ser ativado.

INSTABILIDADE- Contando com a queda de energia registrada hoje, foram quase 30 apagões só este ano, a maior parte deles ocorreram devido a problemas nas linhas de transmissão vindas da Venezuela com o desligamento automático na Linha de Transmissão Macágua-Las Claritas com interrupção total do sistema.

ARROCHO- Desde o dia 1º de novembro, os 140 mil consumidores do Estado estão pagando 35,26% a mais nas tarifas de energia devido a reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após solicitação da Eletrobras Distribuição Roraima. No mesmo período do ano passado, o aumento foi de 40,33%. Ou seja, em um ano, os roraimenses sofreram arrocho nas contas de luz acima de 75%.

 

Publicidade