Saúde e Bem-estar

‘Puberdade precoce é mais comum em meninas’ diz médico

Dentre os fatores de risco, o sexo feminino tem mais chances de desenvolver a puberdade

A puberdade é o processo de maturação biológica que, pelas modificações hormonais faz com que meninos e meninas se desenvolvam mais rápido. De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, com a puberdade precoce, as crianças passam por uma aceleração da velocidade de crescimento e aquisição de capacidade reprodutiva da vida adulta.

“Considera-se precoce o aparecimento de caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. A puberdade precoce é de 10 a 23 vezes mais frequente em meninas do que em meninos” explica o médico.

Em meninas, a maior parte dos casos é idiopática. Em meninos, uma parte dos casos estão associados a anormalidades neurológicas, metade deles estão relacionados a tumores.

Em meninas, a maior parte dos casos é idiopática (Foto: Divulgação)

Em meninos, uma parte dos casos estão associados a anormalidades neurológicas (Foto: Divulgação)

“O principal elemento diagnóstico na puberdade precoce é o crescimento de pelos antes dos oito nas meninas e antes dos nove anos nos meninos. Além da presença de mamas com ou sem desenvolvimento de pelos pubianos ou axilares e aumento do volume testicular” explica.

O diagnóstico é clinico, radiológico e laboratorial. Durante o tratamento, o médico precisa documentar a progressão da puberdade a cada 3 a 6 meses. “Dessa forma, é possível medir pacientes apresentará puberdade de progressão lenta ou até não progressão do quadro, e esses pacientes alcançam altura final normal, mesmo sem tratamento medicamentoso” explica.

Fatores de risco

Dentre os fatores de risco, o sexo feminino tem mais chances de desenvolver a puberdade precoce, uma vez que a doença chega a ser 10 a 23 vezes mais comum em meninas do que em meninos, de acordo com o Ministério da Saúde. Além do sexo, também há maior risco de a criança desenvolver puberdade precoce se:

1 – Está muito acima do peso recomendado para a sua idade e altura

2 – Foi exposta aos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona) antes do tempo, por meio do uso de cremes, pomadas ou suplementos para adultos que contenham estes hormônios

3 – Tiver outras condições médicas, como Síndrome de McCune-Albright, hiperplasia adrenal congênita e, em casos raros, hipotireoidismo

4 – Tiver recebido tratamento com radiação no sistema nervoso central, como os utilizados para tratar tumores, leucemia, entre outros.