Cotidiano

Prefeitura divulga ZPE a países vizinhos

Guiana foi visitada por técnicos com a finalidade de atrair empresas interessadas na concessão da administração da ZPE

Desde que a Prefeitura de Boa Vista encaminhou o projeto de lei que autoriza a privatização da empresa administradora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), as negociações avançam para viabilizar a atividade industrial em Boa Vista. Uma equipe de técnicos, junto com o vice-prefeito, Marcelo Moreira (PSDB), visitou Georgetown, capital da República Cooperativista da Guiana, para divulgar e atrair investidores.

O objetivo foi atrair empresas interessadas em participar do edital para concorrer à concessão da administração da ZPE. Com isso, a empresa administradora, no prazo de 20 anos, terá o direito de uso6 do terreno onde funcionará a ZPE. A Prefeitura permanece dona do terreno, mas cede à iniciativa privada o controle acionário da administradora. Além de gerar receita ao município com a alienação do capital social, também desonerará a Prefeitura dos custos hoje necessários para a implementação das obras de infraestrutura da área destinada a receber as indústrias.

Para despertar esse interesse nos empresários do país vizinho, a equipe reuniu-se com representantes das instituições GO-Invest, da Câmara do Comércio e da Indústria, da Comissão do Setor Privado, além de ministros de Relações Exteriores e de Negócios da Guiana. Toda a visita teve o suporte da Embaixada do Brasil na Guiana.

Segundo o vice-prefeito, a visita foi positiva e a divulgação aos países que fazem fronteira com Roraima continuará. “Estamos no processo de buscar a empresa administradora para a Zona de Processamento de Exportação. Voltamos dessa visita com o sentimento de dever cumprido, pois o país vizinho ficou interessado em investir nesse projeto. Estamos planejando fazer a mesma visita a outros países”, disse.

Enquanto o Brasil vive uma crise econômica, a prefeita Teresa Surita (PMDB) reforçou que Boa Vista busca soluções inovadoras para driblar o difícil momento e continuar crescendo. “Nosso trabalho é sempre voltado para criar novas oportunidades para que a nossa economia se diversifique. Boa Vista tem crescido, tornando-se cada vez mais atraente para investidores e a ZPE vem para consolidar esse avanço”, destacou.

BENEFÍCIOS – A ZPE é um importante instrumento para a atração de investimentos, geração de empregos, agregação de valor à produção nacional, aumento das exportações e a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Entre os benefícios estão: a suspensão de impostos e contribuições federais; liberdade cambial; procedimentos simplificados; os tratamentos fiscais, cambiais e administrativos resumidos acima serão assegurados pelo prazo de até 20 anos. Prorrogáveis por mais 20 anos, totalizando o prazo de concessão de até 40 anos.

Roraima está posicionado estrategicamente no extremo Norte do País, possuindo uma grande faixa fronteiriça, sendo 958 km de fronteira com a Venezuela e 964 km de fronteira com a República Cooperativista da Guiana.