Saúde e Bem-estar

Pais devem ficar atentos a visão das crianças em fase escolar

Estimativas indicam que de 8% a 10% dos pequenos nessa fase, apresentam algum tipo de problema de visão

Hipermetropia, miopia e estrabismo são alguns dos problemas de saúde mais comum em crianças no período escolar.  Estimativas de associações médicas americanas indicam que de 8% a 10% das crianças apresentam algum desses problemas de visão, que muitas vezes passam despercebidos pelos pais.

De acordo com o oftalmologista Amarildo Melo, esses casos podem ser evitados se a rotina de consultas ao oftalmologista-pediatra for mantida desde cedo. Qualquer sinal de que os filhos não estão indo bem na escola, devem ficar atentos.

Segundo o especialista, até os dois primeiros anos de vida, o tamanho do olho e a capacidade de enxergar das crianças alcançam um desenvolvimento de 90%. “É importante contar com o acompanhamento de um oftalmologista a cada seis meses nessa fase para detectar problemas. Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar o quadro em sala de aula”, relata.

Observar as características de comportamento de seus filhos pode ser a chave para identificar problemas com a saúde ocular infantil.Segundo Amarildo, na idade escolar é comum crianças apresentarem dificuldade de se concentrar nas atividades. Muitas vezes, as crianças são diagnosticadas como hiperativos, mas às vezes, um problema de visão pode estar por trás disso.

O oftalmologista explica que os problemas de visão podem estar relacionados a alguns hábitos cada vez mais comuns na rotina de pais e filhos, entre eles, passar muito tempo em frente a telas pequenas, como as de tablets e celulares. “O costume de assistir vídeos repetidamente em uma telinha bem de perto pode acostumar cérebro e a visão a ver melhor de perto, em detrimento da visão de longe, o que acaba gerando a miopia”, explica

As escolas também podem desempenhar um papel importante na tarefa de prevenir problemas de visão nas crianças e adolescentes. “Uma criança em idade escolar pode ter dificuldade visual e não saber que não enxerga bem. Uma visita ao oftalmologista pode identificar se a criança tem dificuldade de enxergar, ajudando a ter um diagnóstico mais rápido. Na medicina, quanto mais precoce um diagnóstico, melhor. E o mesmo vale para os problemas oculares em crianças”, finaliza.

Alguns sinais podem indicar problemas de visão nas crianças:

– Chegar muito próximo ao quadro na sala de aula para copiar os conteúdos

– Ter dificuldade de concentração ao realizar atividades de perto

– Apresentar dores de cabeça durante o horário escolar e dores ou lacrimejamento nos olhos