Saúde e Bem-estar

'Pais devem combater preconceito com educação', diz pediatra

Os pais devem estar muito atentos às opiniões e posicionamentos dos filhos

No ambiente escolar, a intolerância pode se intensificar. São apelidos, dedos apontados, críticas e desdém que, quando recorrentes, afetam o emocional e até o desempenho escolar da vítima. Diálogo e incentivo à cultura de paz são essenciais no combate dessa prática.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, os pais devem estar muito atentos às opiniões e posicionamentos dos filhos.  Na primeira infância, até os sete anos, ela diz, é fundamental dialogar e explicar que as diferenças são naturais

“É preciso desestimular os comportamentos inadequados como julgamentos de preconceito e bullying. É importante usar argumentos úteis e válidos de acordo com cada faixa etária para convencer as crianças a agir com ética e fraternidade” relata.

Segundo ela, o exemplo da própria postura dos pais diante de situações reais do dia a dia influenciam muito os filhos, que aprendem principalmente pela observação do comportamento dos próprios pais.

“Devemos evitar palavrões, críticas descriminativas quanto cor, religião e política, explicando sempre que há diferenças entre comportamento, cultura e opiniões e todas devem ser respeitadas, mesmo que não concordemos com elas” disse.

 Com a sobrecarga das atividades do cotidiano, muitas vezes esse tempo de ouvir e falar com qualidade com os filhos é deixado de lado “Ensinar a tolerância e amor ao próximo pedem o exemplo e a presença dos pais para estar disponíveis para ouvir os filhos e orientar adequadamente. As crianças aprendem desde muito cedo. Esses temas podem e devem ser abordados o quanto antes, numa linguagem acessível à criança” disse.

Para a médica, a escola sem dúvidas faz parte da formação da criança, mas cabe aos pais formar a base dos valores éticos e morais de cada ser humano.

“A escola tem o papel de reforçar esses valores e ajudar as crianças a vivenciar as situações de convivência pacífica e respeitosa. O contato dos pais com os professores é importantíssimo para a manutenção do aprendizado infantil, nas diversas disciplinas que trarão cultura e também na construção de cada cidadão” finalizou.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, os pais devem estar muito atentos às opiniões e posicionamentos dos filhos. (Foto: Divugação)