Política

“Mil pessoas serão interiorizadas”, garante Governo Federal

Anúncio ocorreu em coletiva realizada na tarde desta terça-feira, após visita da equipe técnica do Governo Federal na fronteira Brasil/Pacaraima. 

Em coletiva realizada na tarde desta terça-feira, 21, a representante  da comissão interministerial do Governo Federal, Viviane Esse, disse que uma das principais ações diretas neste momento, é o aumento da interiorização de imigrantes venezuelanos.

“Serão mil pessoas interiorizadas até o final de agosto. E vamos manter essa média até o final do ano. De acordo com o número que entra [imigração por meio fronteira Brasil/Venezuela], sempre faremos um quantitativo superior de interiorização para que tenhamos um equilíbrio”, afirmou a representante técnica.   

A entrevista foi concedida no auditório da Base Aérea de Boa Vista, para relatar quais as deliberações do Governo Federal para controlar a crise que se instalou nos últimos dias na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Ela disse ainda que eles discutiram ações paras as áreas específicas como saúde, educação e  segurança.

Os especialistas GF se reuniram com técnicos locais para implementar ações que sejam executadas de imediato.

“Sabemos que a população de Roraima esta bastante impactada e por isso discutimos ações diretas para aumentar vagas em abrigos e implantação de um novo abrigo de transição, para que a população não fique na rua enquanto aguarda interiorização”, completou.

A equipe técnica que visitou Roraima foi composta por cerca de 20 pessoas de 11 ministérios: Defesa, Casa Civil, GSI, Justiça, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Relações Exteriores, MEC, Saúde, MCTIC.

É uma missão técnica que veio para avaliar a situação e colher informações para que medidas extras  sejam tomadas.

Foram realizadas reuniões com equipes locais, ONGs, agências da ONU e governo do Estado.  A reunião foi realizada nesta segunda-feira, 09h, no centro de acolhimento do Exército.