Esporte

Jovem enxadrista de Roraima terá aulas com campeã brasileira

A enxadrista Beatriz Fernanda Santos Cheres, de apenas 10 anos, retornou esta semana de Florianópolis, Santa Catarina, onde disputou o Festival Nacional da Criança (Fenac) 2018, competição que corresponde ao Campeonato Brasileiro Infantil nas categorias Sub 14 Pré-infantil, Sub 12 Mirim, Sub 10 Pré-Mirim e Sub 8, Absoluto e Feminino. 

Os três primeiros colocados garantiram vagas para serem representantes do Brasil no Campeonato Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano de categorias de base.

Essa foi a primeira vez que Beatriz competiu na categoria Sub 12, e apesar de ter 10 anos, conquistou o oitavo lugar (empatado com outra atleta) de melhor jogadora de xadrez do Brasil no ritmo Blitz 3 minutos mais dois segundos por lance.

“Vale ressaltar que a Beatriz disputou na categoria Sub 12, embora tenha apenas dez anos e mesmo assim se tornou a única atleta a conquistar medalha nos últimos anos, a nível nacional, pelo xadrez roraimense”, disse o pai, e também enxadrista, Cesar Santos.

Depois de encerrada a competição, Cesar e Beatriz tiveram um encontro com a atual campeã brasileira de xadrez, da categoria Sub 20, Katiê Goulart, e firmaram parceria para dar aula à Beatriz via skype.

“A Katiê acompanhou alguns jogos da Beatriz e chegou a disputar uma partida amistosa com ela e destacou o potencial da Beatriz e, diante disso, propus uma parceria para que transmitisse seus ensinamentos através de aulas via skype e ela aceitou”, disse. “As aulas começam na próxima terça-feira e vai ter duração de uma hora e vai acontecer duas vezes por semana”, afirmou. “Temos certeza que essa parceria vai contribuir muito para o desenvolvimento técnico da Beatriz para as próximas competições”, complementou.

Atualmente Beatriz treina uma hora e meia, em média, por dia, dividindo os treinos e as tarefas da Escola Diva Lima, onde estuda.

“Pelo meu nível, não tem como treinar aqui e isso dificulta o aprendizado e senti muito isso nesta competição da Fenac, onde disputei com atletas que tem equipe com psicólogo para acompanhar o atleta. Ou seja, existe uma preparação muito forte, diferente do que tenho aqui”, desabafou.

As aulas com a campeã brasileira servirá de preparatório para o Pan-Americano e Sul-Americano, que vão acontecer este ano no Chile e no Peru, respectivamente, em datas ainda a ser divulgada.

PATROCÍNIO – “Para estas competições vamos buscar patrocinadores para ajudar nas despesas de passagens e logística e o empresário ou amigo que puder colaborar pode ligar para o 99117-0748”, ressaltou Cesar Santos.