Polícia

Foragidos da Penitenciária Agrícola são recapturados na Venezuela

Segundo a polícia venezuelana, o grupo faz parte de uma organização criminosa internacional denominada 'os brasileiros', dedicada à execução de pessoas

A Polícia da Venezuela publicou na manhã de ontem, dia 20, que agentes do Corpo de Investigação Científica, Penal e Criminalística (Cicpc) do Estado de Bolívar, prenderam os brasileiros Edilton Mesquita Filgueiras Júnior, de 24 anos; Clerinaldo da Conceição Barros, 33 anos; Talison Saraiva Nobre (Lourinho da Taurus), 22 anos; Dheys Vieira da Silva, 27 anos, e Max Robert Lourenço Matos, 23 anos. Eles são fugitivos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista.

Os policiais venezuelanos destacaram que, ao saberem de que vários homens em atitude suspeita estavam alojados em uma pousada que fica em Porto Ordaz, agentes da subdelegacia de repressão ao Crime Organizado de Ciudad Guayana foram ao endereço e conseguiram encontrar os indivíduos e pediram seus documentos de identidade, comprovando que apresentaram documentação falsa.

“Este perigoso grupo faz parte de uma organização criminosa internacional denominada ‘os brasileiros’, dedicada à execução de pessoas e juntos somam mais de mil dias de pena pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e latrocínio”, explicou a polícia venezuelana.

Os cinco fugitivos estavam em posse de carteiras de identidade falsas, duas delas eram cópias das cédulas de identificação feitas no país vizinho. Com eles também foram encontradas oito munições de grosso calibre.

Max Robert cumpre pena em regime fechado. Foi condenado a cinco anos pela prática do crime de tráfico de drogas. Talison Saraiva (Lourinho da Taurus) foi preso em 2015 por latrocínio e condenado a pouco mais de 21 anos de prisão em regime fechado. Edilton Mesquita foi preso por tráfico em 2013 e, até fevereiro deste ano, tinha conduta considerada ‘boa’, antes de fugir ele estava recolhido ao sistema prisional por meio de um Mandado de Prisão Preventiva.

O recapturado Dheys Vieira, preso por tráfico de drogas em 2013, foi posto em liberdade quatro meses depois e reincidiu no mesmo crime dois anos depois, sendo recolhido novamente à Pamc. Recebeu alvará de soltura em 2016, mas não foi solto por responder a outro processo. Foi posto em liberdade novamente em junho de 2016, mas em dezembro do mesmo ano retornou ao presídio. No dia 11 de junho deste ano foi considerado foragido depois que não respondeu a uma chamada geral feita na unidade prisional. Ele estava preso preventivamente.

Clerinaldo da Conceição foi preso em outubro de 2013 por tráfico de drogas e quatro meses depois foi solto, mas em dezembro de 2016 foi preso de novo, em cumprimento a Mandado de Prisão expedido pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas. Na última contagem, realizada na sexta-feira, dia 17, ele não respondeu à chamada e foi considerado foragido.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou em nota que a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) recapturou no final de semana os foragidos que se encontravam escondidos na Venezuela. “A busca contou com a colaboração da polícia venezuelana. Os reeducandos foram conduzidos ao sistema prisional e todas as medidas administrativas e legais já foram adotadas”, destacou. (J.B)