Esporte

‘Estou mais motivado para treinar e para meus objetivos’, diz Aristides Jr

O roraimense Aristides Lucena Júnior faixa marrom de 17 anos, que atualmente mora em Porto Alegre/RS e defende o Sogipa, disputou nos últimos dias 16 a 18 deste mês, em Canoas/RS o Troféu Brasil de Judô onde disputam juntos os atletas seniores da seleção principal e de base. O judoca não subiu no pódio, mas pela primeira vez, lutou na categoria adulta e encerrou na quinta colocação. Recentemente, passou da categoria Sub-18 para o Sub-21 até 60 kg.

Aristides esteve bem na competição, chegando até a disputa do terceiro lugar, neste caso a medalha de bronze, mas não conseguiu.  Mesmo assim, o roraimense avaliou positivamente sua participação: “Fiz boas lutas, me sentir muito bem lutando, mas por detalhes a medalha não veio, mas fiz uma boa competição pra quem tem 17 anos”, disse.

Sobre a parte física o judoca respondeu: “Estava bem, não sentir muita diferença, acho que pesou mais a parte da experiência talvez. Estou mais motivado pra treinar e para meus objetivos. Troféu é uma competição muito forte e de alto nível, não consegui dessa vez, então vou treinar dobrado, vou me dedicar ao máximo pra ficar mais forte”, afirmou.

Ele contou que essa competição com atletas adultos soma na sua vida de atleta.

“Com certeza, acho que ‘tô’ no caminho, treinando e fazendo tudo certo, minha hora vai chegar. Enriquece muito [a competição], muito desses atletas eu via na tv quando tinha 11, 12 anos e competir de igual pra igual com eles me fez vê que eu to no caminho certo”, contou.

A próxima competição que o roraimense irá disputar será a Seletiva na categoria Sub-21 em dezembro deste ano.

EM 2018 – Aristides disputou oito competições e obteve bons resultados. Neste ano começou no Meeten e chegou à quarta colocação, em seguida, disputou duas competições no Rio Grande do Sul e venceu as duas, no Desafio contra Chile por Equipes, também foi campeão, participou do Campeonato Sul sem pódio, ficou em terceiro lugar na Taça Brasil, no Brasileiro categoria sub-21 ficou em quinto assim como no Troféu Brasil.

OUTRAS CONQUISTAS – Com apenas 17 anos, detentor da faixa marrom o roraimense trás no retrospecto em sua carreira títulos que impressionam como: Os Jogos Escolares, Campeonatos Brasileiros, Sul-americanos, Pan-americanos e Mundial de judô. Apesar da idade, atualmente o judoca compete no Sub-21 até 60kg.

Aristides conseguiu vários feitos em sua carreira, chegando até a Seleção Brasileira da modalidade e representando o país em Sul-americanos, Pan-americanos e Mundiais.

Em 2016, Aristides se tornou campeão brasileiro de judô, e de quebra o feito de ser o primeiro roraimense a conquistar a medalha de ouro da competição nacional. No Panamericano de Córdoba (ARG), trouxe para o Brasil, o título de campeão e logo depois o título sul-americano, somando títulos internacionais. Na sequência participou da seletiva nacional na Bahia, e do meeting para participar do mundial, onde venceu e foi o número 1 do ranking, e representou o país pela seleção brasileira na Turquia, Croácia e Alemanha.