Cotidiano

Comandante fala sobre avanços e desafios

Atual gestão fala dos serviços prestados a sociedade, do aparelhamento da corporação e como a instituição atua na proteção a vida e garantia da segurança de todos.  

Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (BMRR) possui oito postos de serviços, dos quais cinco estão localizados na capital e três no interior do estado, distribuídos nos municípios de Pacaraima, Rorainópolis e Caracaraí.

Segundo o comandante da instituição, Doriedson Ribeiro, a corporação conta hoje com um efetivo de 535 bombeiros.  

“No período de 2015 a 2018 o CBMRR deu um expressivo salto rumo aos avanços tecnológicos, de infraestrutura, aprimoramento técnico-profissional e de conquistas para a corporação e seus integrantes”, acrescenta o comandante.

Ele explicou ainda que as recorrentes alterações socioeconômicas, ambientais e culturais que estão ocorrendo no Estado de Roraima, elevam o índice de desenvolvimento e por consequência ampliam o campo de atuação dos bombeiros, que trabalham diretamente no suporte a vida e segurança das pessoas.

“Além de realizar serviços técnicos de prevenção e extinção de incêndios, atuamos também na busca, resgate e salvamento, bem como no atendimento pré-hospitalar, proteção e defesa civil”, completa o comandante.

Como avanços, ele aponta também que durante esses quatro anos foram adquiridos  dois caminhões de combate a incêndio, cinco viaturas administrativas, quatro de resgate tipo ambulância (Unidade de Resgate) e 14 viaturas tipo caminhonete para salvamento.

Reequipamento

O Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima foi uma das conquistas mais significantes segundo Doriedson Ribeiro. Os recursos tem por finalidade complementar o orçamento direcionado ao aparelhamento e modernização. 

Foram adquiridos ainda três motos aquáticas (jet-ski) com reboque, além de três pranchas de salvamento que permitem maior eficiência no atendimento a ocorrências de emergências aquáticas, “como, por exemplo, a otimização dos serviços de prevenção nos balneários e de guarda-vidas”, ressalta.

Também integra o aparato de salvamento aquático 01 barco para remoção de cadáver, servindo como veículo de transporte das vítimas de afogamentos nos rios e lagos de Roraima.

Para as atividades de Combate a Incêndio também foram adquiridos novos conjuntos de aproximação antichamas, macacão de apicultor, motosserras, escadas, divisores, adutores e inúmeras mangueiras para suprir as demandas dos caminhões de combate a incêndio e dos auto tanques da corporação, que atuam ininterruptamente tanto na capital como no interior.

Tecnologia

Outra inovação registrada nos últimos quatro anos foi a utilização da nova tecnologia de rádios com transceptores digitais de comunicação. “Esse avanço só foi possível com a aplicação dos recursos oriundos do FREBOM e da INFRAERO”, afirma.

Para atender com eficácia essa nova configuração tecnológica a Companhia de Operações e Cominações de Bombeiros (COCB), responsável por gerenciar as demandas do canal de Emergência 193, passou a operar de forma conjunta com a CIOPS.

Formação de Brigadistas

Em todo Estado até agora, 649 brigadistas da Defesa Civil foram formados. As pessoas que passam por esse treinamento liderado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), são selecionadas da própria comunidade em que vivem.

Os trabalhos que iniciaram em 2018, já duram aproximadamente três meses e o próximo município a ser atendido será Amajarí, localizado ao Norte do Estado.

Já participaram da formação, moradores dos municípios: de São Luiz, com duas turmas, uma na sede e outra na vila Moderna, São João da Baliza, Caroebe, também com  duas turmas, uma na sede e outra na vila Entre Rios, Rorainópolis, Caracaraí, Iracema, Mucajaí.

Durante as aulas segundo o coronel Cleudiomar Ferreira, que é um dos coordenadores das ações, eles aprendem inúmeras técnicas que serão utilizadas durante combate a incêndios, casos eles sejam convocados, uma vez que recebem um certificado de  Assistente de Proteção e Defesa Civil.

Os treinamentos são liderados efetivamente por bombeiros militares  que atuam como instrutores de todo o conteúdo prático e teórico das aulas. 

“Eles aprendem técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, prevenção e combate a incêndio urbano, emergência pré-hospitalar, legislação e noções de defesa civil. Conhecem ainda como ocorrem as decretações de situação de emergência e estado de calamidade pública e ficam a par sobre a documentação necessária para levantamentos de danos”, detalhou o coronel.

Eles recebem ainda noções de disciplina, de organização e ordem unida.

Aprendem a socorrer vítimas de acidentes em áreas de florestas utilizando o improviso com o material que pode ser encontrado no local em que se encontrem.

“Eu não conseguiria fazer uma gestão competente se não fosse a colaboração dos oficiais e praças dessa instituição, a quem eu só tenho a agradecer e render as minhas homenagens”, enfatizou Doriedson Ribeiro ao completar que até o final do ano o Corpo de Bombeiros vai formar 1.500 Brigadistas.