Cotidiano

Alunos da rede estadual na Capital retornam à sala de aula nesta segunda-feira

Conforme o calendário escolar vão ser 203 dias letivos em 2018

Nesta segunda-feira, 5, a rotina das escolas estaduais da capital volta ao normal. Para atender os mais de 40 mil alunos, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), finaliza os preparativos para o início do ano letivo 2018, com organização estrutural das escolas, adequação de servidores e formação pedagógica para os professores.

Conforme o calendário escolar vão ser 203 dias letivos. O recesso escolar está previsto para o dia 09 de julho, com retorno no dia 23 de julho. O término das aulas para este ano, está previsto para o dia 18 de dezembro.

A diretora do Deb (Departamento de Educação Básica), Graciela Ziebert, destacou que a Secretaria tem se empenhado no ajuste de detalhes para receber os estudantes. “Por determinação da governadora Suely Campos, nós colocamos todas as equipes a disposição das escolas para cuidar dos detalhes verificando a necessidade de cada instituição para esse retorno”, explicou.

Ainda segundo Graciela, os professores estiveram durante esta semana se preparando para a volta ás aulas. “Tivemos que adiar a Cidade Pedagógica, por conta da indisponibilidade na agenda do secretário nacional de educação, no entanto as escolas realizaram nas próprias unidades a semana pedagógica, onde os professores puderam preparar as metas e metodologias para o ano letivo”, explicou.

MATRÍCULAS – Os pais que ainda não matricularam os filhos, ou que deixaram o nome na lista de espera da Central de Matrículas e ainda não receberam o retorno, serão atendidos durante a próxima semana, como explicou Graciela.

“Podem ficar tranqüilos que todos os alunos serão devidamente acomodados nas escolas estaduais. Continuaremos esse contato com os pais que estão na lista de espera, e atendendo aos que não deixaram o nome na Secretaria, mas que precisam da vaga”, garantiu.

SEGURANÇA – Para reforçar a segurança na entrada das unidades de ensino, policiais militares estarão mobilizados com a Operação Volta às Aulas. A ideia é sensibilizar pais e alunos, a fim de garantir a segurança, seja no trânsito, no perímetro escolar ou no trajeto de casa para a escola.

O comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Lindolfo Bessa, informou que os pais vão ser orientados durante a ação “Dizer aos filhos que evitem contato com estranhos e andar sempre em grupo no trajeto para a escola” é uma das dicas segundo Lindolfo, que destacou ainda a importância dos pais evitarem parar em fila dupla, assim como, evitar ficar muito tempo no local.

Em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), os policias vão dar essas orientações, o objetivo é diminuir o fluxo de carros nas entradas e saídas das escolas.

“Depois do período de recesso é bom relembrar os pais sobre as dicas de segurança no trânsito que são necessárias para minimizar os riscos. Além disso, também serão repassadas outras orientações que ajudam a comunidade a aumentar a segurança no contexto escolar”, frisou Lindolfo.

Já para os alunos a dica é que eles sempre tenham em mãos um documento constando o nome, nome de escola, endereço, telefone e os nomes dos responsáveis.

De acordo com o coronel é importante que o aluno avise a Polícia Militar e a direção da escola, imediatamente se observar outro estudante portando algum tipo de arma. “Vamos orientar eles também a não usar álcool ou outras formas de drogas e fiquem longe de locais e pessoas associadas a esses vícios”, explicou.

Uma viatura do programa “Craque é possível vencer” vai fazer o patrulhamento ao redor das escolas e praças próximas. Além disso, serão feitas visita nas escolas para que sejam traçadas medidas de segurança a serem adotas durante o ano letivo nas unidades de ensino.