Cotidiano

Alunos aguardam fim de obra para voltar às aulas

Além da espera na conclusão da obra, professores e pais denunciaram falta de condições dentro da unidade escolar

Pais e alunos do município de Normandia procuraram o Conselho Tutelar nesta semana para denunciar as condições na Escola Estadual Mariano Vieira. Segundo eles, após o retorno das férias, as reformas que estavam sendo feitas na unidade escolar ainda não haviam sido finalizadas e a empresa teria solicitado o prazo de mais 15 dias para que a reforma fosse concluída.

No relatório de atendimento feito no Conselho, os pais relataram também que existe uma precariedade nas condições de trabalho, já que estaria faltando quadros brancos nas salas de aulas, centrais de ar, merenda e professores de inglês e história. Para tentar reverter a situação e chamar atenção sobre os problemas, os responsáveis e alunos se mobilizaram na escola e também na frente da Câmara dos Vereadores.

Os vereadores Samir Barros, Aguiar e Geusa Bacurau entraram em contato com a Folha para informar sobre as questões tratadas e solicitar um posicionamento do Governo Estadual, pois a reforma estaria se arrastando há muito tempo e que mais de 800 alunos estão sem aula por conta dessa situação.

Conforme os vereadores, além da situação crítica, alunos de comunidades indígenas da região também estão sem ir à escola por conta da falta de transporte escolar na região. “Estamos com uma base de aproximadamente 70 alunos que precisam desse transporte. Caso as aulas retornem, eles vão permanecer sem ir às escolas porque não tem como chegar”, disse o vereador Samir Barros.

De acordo com os vereadores, o Conselho Tutelar protocolou uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPRR) sobre a situação, informando ainda que professores usam do próprio recurso para comprar materiais didáticos porque não há material suficiente para todos os alunos.

Ainda conforme o relatório do Conselho Tutelar de Normandia, os alunos estão realizando a limpeza das salas de aulas por falta de profissionais de apoio e as aulas de biologia, matemática e física estão sendo ditadas por conta da falta de quadro.

“Só temos quatro funcionários de limpeza e precisa porque a escola atende de forma integral. Essa revitalização está sendo feita por etapa, eles vão e fazem uma parte, falta material e voltam. Fomos com o secretário de educação para ver isso e não terminaram a revitalização antes das férias”, afirmou a vereadora Geusa Bacurau. (A.P.L)

Seed diz que problema será resolvido em duas semanas

Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que a Escola Mariano Vieira está passando por revitalização que contempla toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária do prédio com previsão para ser concluída em 15 dias.

Sobre o transporte escolar, afirmou que a anulação do processo emergencial de transporte escolar decorreu por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), desta forma, prejudicou o atendimento de algumas rotas, que tinham veículos prestando o serviço inclusive a que atende a Escola Estadual Mariano Vieira.

Adiantou também que um novo processo está sendo feito, atendendo às exigências, e tão logo se conclua, será feita nova contratação de empresa prestadora do serviço.“No momento que o transporte escolar for regularizado, com a nova contratação, as aulas serão repostas, e não haverá prejuízo intelectual aos alunos”, ressaltou a nota.

Sobre a merenda escolar, a Seed disse que está sendo distribuída e regularizada em todos os municípios de Roraima, inclusive a escola Mariano Vieira recebeu os itens na quarta-feira, 22.

MPRR – Também por meio de nota, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Bonfim, recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, denúncia a respeito das condições da Escola Estadual Mariano Vieira. Diante dos fatos, o MPRR realizará diligências no local para verificar a situação e as medidas a serem adotadas. (A.P.L)