MUNDO

Sobe para 14 o número de mortos em Israel neste domingo (15); óbitos em Teerã chegam a 80

Enquanto número de vítimas oficiais aumenta, equipes de resgate permanecem em ação no terceiro dia de conflito

Escombros de prédios alvos de ataques de Israel em Teerã, capital do Irã (Foto: Naser Jafari)
Escombros de prédios alvos de ataques de Israel em Teerã, capital do Irã (Foto: Naser Jafari)

A tensão entre Irã e Israel entrou neste domingo (15) pelo terceiro dia consecutivo de troca de ataques militares, abrindo múltiplas frentes de agressões. Em números oficiais, foram registradas 80 vítimas fatais pelo lado iraniano e 14 em território israelense. Nos dois lados, equipes de resgate permanecem em operações nas áreas atingidas, e os números oficiais devem ser atualizados nas próximas horas.  

A disputa foi iniciada na madrugada da última sexta-feira (13), quando o governo israelense informou que realizou “ataques preventivos” à indústria nuclear iraniana. Como resposta, até este sábado (14), o Irã lançou mísseis contra as cidades israelenses de Tel Aviv, Rishon LeZion. Neste domingo, as operações atingiram Bat Yam, Rehovot, Tel Aviv e arredores. Sirenes soaram em Jerusalém e Tel Aviv e as autoridades orientaram moradores a permanecerem em abrigos.

Já as Forças Armadas de Israel permanecem bombardearam alvos no Irã desde o início da ofensiva. Ainda nas primeiras horas deste domingo, anunciou a destruição de instalações militares e nucleares, depósitos de combustível em várias cidades e um avião-tanque no aeroporto de Mashhad, a cerca de 2.300 km de distância. Também declarou o início de ataques a “dezenas” de instalações de mísseis no oeste do Irã.

Situação na Palestina

Ao mesmo tempo, Israel permanece atacando a população palestina de Gaza. Equipes de resgate registraram 16 mortes neste domingo em operações israelenses, a maior parte de civis atingidos enquanto aguardavam ajuda humanitária em pontos de distribuição. De acordo com o porta-voz Mahmoud Basal, as mortes foram provocadas por tiros israelenses em diferentes áreas do território palestino.

No sul de Gaza, duas pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas “quando as forças [israelenses] abriram fogo contra cidadãos perto de um ponto de distribuição de ajuda”, continuou Basal. O Exército israelense, contactado pela AFP, declarou que “desconhecia qualquer disparo” e estava investigando os eventos no norte de Gaza.

Estados Unidos

No plano internacional, o ex‑presidente dos EUA Donald Trump falou à ABC News que “é possível” um envolvimento estadunidense no conflito e mostrou‑se aberto a aceitar a mediação de Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, garantiu que Washington “não está neste momento” participando das ações militares, enquanto conversas sobre o programa nuclear iraniano seguem, apesar do cancelamento, em Omã, da sexta rodada de negociações.

Com informações: Site Brasil de Fato

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.