COM POSSIBILIDADE DE GREVE GERAL

Servidores estaduais anunciam paralisação em junho para cobrar revisão salarial

De acordo com o Sintraima, caso não haja resposta por parte do governo após o ato do dia 17

Servidores estaduais anunciam paralisação em junho para cobrar revisão salarial Servidores estaduais anunciam paralisação em junho para cobrar revisão salarial Servidores estaduais anunciam paralisação em junho para cobrar revisão salarial Servidores estaduais anunciam paralisação em junho para cobrar revisão salarial
A mobilização ocorrerá em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo estadual.  (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A mobilização ocorrerá em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo estadual. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Servidores públicos do Estado de Roraima anunciaram uma paralisação de 24 horas marcada para o dia 17 de junho. A mobilização ocorrerá em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do Executivo estadual. O principal objetivo é a cobrança pela Revisão Geral Anual (RGA) dos salários.

A iniciativa é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), que protocolou o pedido de revisão no dia 27 de março. Segundo a entidade, até o momento, o governo do Estado não apresentou resposta formal sobre o tema.

Reivindicações da categoria

Entre os pontos levantados pelo sindicato estão:

Aplicação da revisão anual de salários, conforme a Lei Estadual nº 769/2010, que estabelece o mês de maio como data-base;
Efetivação das progressões funcionais horizontais e verticais para servidores da administração direta, autarquias e fundações;
Pagamento de valores retroativos;
Transparência nos processos de progressão, conforme previsto nas Leis Estaduais nº 369/2003 e nº 1032/2016.

O sindicato afirma que não há impedimentos legais para a concessão da revisão. Além disso, ele cita decisões anteriores da Justiça que reconhecem a legalidade do reajuste, mesmo sob as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Possibilidade de greve

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A paralisação foi aprovada em assembleia geral realizada em 30 de abril. De acordo com o Sintraima, caso não haja resposta do governo após o ato do dia 17, o movimento pode evoluir para uma greve geral. Esta greve seria por tempo indeterminado.

Durante a manifestação, os servidores também pretendem realizar um “adesivaço” em veículos, como forma de divulgar a pauta da categoria. O sindicato defende que o reajuste seja aplicado com o mesmo índice e na mesma data para todos os servidores.

Segundo o sindicato, o tema também tem sido discutido na Assembleia Legislativa de Roraima. O deputado estadual Rárison Barbosa (Republicanos) encaminhou ao governo uma minuta de projeto de lei sobre a RGA. O texto inclui a estrutura da proposta, com espaço para que o Executivo insira o percentual de reajuste.

O que diz o Governo

A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado e aguarda retorno.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.