Psol-Rede abre maratona de convenções partidárias em Boa Vista

Três federações e nove partidos já divulgaram as datas dos eventos que oficializam as candidaturas de prefeito, vice e vereadores

Urna eletrônica em 2022 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Urna eletrônica em 2022 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A federação Psol-Rede vai abrir, neste sábado (20), às 14h, o ciclo de convenções partidárias das eleições municipais de Boa Vista de 2024. O evento será na sede do Sindsep-RR (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Roraima), no Centro (confira o calendário de convenções mais abaixo).

Na ocasião, os correligionários devem confirmar o dentista Lincoln Freire (Psol), 51, como o candidato a prefeito da federação ao Palácio 9 de Julho, o gestor público Yano Rodrigues (Rede), 23, como vice, e ainda os nomes para vereador da capital.

Os pré-candidatos de Psol-Rede à Prefeitura de Boa Vista, Lincoln Freire (direita) e Yano Rodrigues (esquerda), durante entrevista à Folha (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Os eventos que confirmam os candidatos ao pleito deste ano podem ser realizados até 5 de agosto. A partir da escolha em convenção, os partidos têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral.

O MDB, do prefeito Arthur Henrique, deve confirmá-lo como candidato a reeleição no dia 1º de agosto. No dia seguinte, a federação PT-PCdoB-PV deve confirmar o arquiteto Mauro Nakashima (PV) na disputa para o Palácio 9 de Julho. Já o União Brasil, do deputado federal Nicoletti e da deputada estadual Catarina Guerra, vai definir a candidatura única à Prefeitura no próximo dia 5.

Por causa da indefinição do União Brasil, o Progressistas, do governador Antonio Denarium – que defende a candidatura de Catarina -, ainda não marcou a sua convenção na esperança de viabilizar o nome da deputada estadual.

Nesta sexta, Nicoletti reforçou que não vai desistir de concorrer ao pleito municipal, mas garantiu respeitar a decisão da convenção do União Brasil. Ele criticou Denarium por tentar misturar assuntos de Governo com a política partidária com implicações eleitorais.

Partido/federaçãoDataHorárioLocal
Psol/Rede20/7 (sábado)14hSindsep/RR
Republicanos22/7 (segunda-feira)19hCâmara Municipal
PSDB/Cidadania25/7 (quinta-feira)17hAipana Plaza Hotel
PSD25/7 (quinta-feira)19hEspaço Mosaico
Podemos26/7 (sexta-feira)19hEspaço Mosaico
DC27/7 (sábado)9hCâmara Municipal
MDB, PL, PSB e Solidariedade1/8 (quinta-feira)18hEspaço D’Rosi
PT-PCdoB-PV2/8 (sexta-feira)17h
Câmara Municipal
União Brasil5/8 (segunda-feira)19hCTG
*Outros partidos ainda não confirmaram suas convenções à Folha ou em publicações de editais

E depois…

Após o envio dos dados, a análise pela Justiça Eleitoral e a publicação dos editais dos pedidos de registro no Diário do TRE-RR, passam a vigorar prazos relevantes. Candidatos escolhidos em convenção terão dois dias para solicitar, individualmente, o registro de sua candidatura, caso o partido político ou a coligação não o tenha solicitado.

Além disso, passa a contar o prazo de cinco dias para interessados em pedir impugnação desse registro, como qualquer candidato, partido, coligação ou o Ministério Público Eleitoral (MPE). O dia 16 de setembro (20 dias antes do primeiro turno) é o limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias, bem como publicadas as decisões.