CIDADANIA

Mais de 1.200 indígenas Yanomami recebem atendimento na Semana do Registro Civil

A ação teve como foco o combate ao sub-registro, através da emissão de certidões de nascimento, RG e CPF

Mais de 1.200 indígenas Yanomami recebem atendimento na Semana do Registro Civil Mais de 1.200 indígenas Yanomami recebem atendimento na Semana do Registro Civil Mais de 1.200 indígenas Yanomami recebem atendimento na Semana do Registro Civil Mais de 1.200 indígenas Yanomami recebem atendimento na Semana do Registro Civil
Divulgação: Nucri/TJRR
Divulgação: Nucri/TJRR

Mais de 1.200 indígenas Yanomami da região de Surucucu, em Roraima, foram atendidos durante a 3ª Semana Nacional do Registro Civil, uma iniciativa coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (CGJ/TJRR) em parceria com a Vara da Justiça Itinerante (VIJ).

A ação teve como foco o combate ao sub-registro civil e a garantia de direitos fundamentais, através da emissão de documentos essenciais como certidões de nascimento, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A iniciativa buscou facilitar o acesso à cidadania para essa população, historicamente com dificuldades de acesso a serviços básicos.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Erick Linhares, enfatizou a importância de levar a Justiça até as comunidades isoladas, ressaltando que a ação representa um “resgate histórico” e visa garantir dignidade e reconhecimento a essas pessoas. A juíza titular da Vara da Justiça Itinerante, Graciete Sotto Mayor, destacou o papel da unidade em alcançar as populações mais distantes, levando o sistema de Justiça onde ele é mais necessário.

A mobilização contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo o Ministério dos Povos Indígenas/Funai, a Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Yekuana (FPE), a Associação URIHI, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual, o Instituto de Identificação do Estado, a Receita Federal, a Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica, o DSEI Yanomami e o Cartório Rodrigues Martins.

Durante a semana de atendimento, foram oferecidos serviços como emissão de registro de nascimento (inclusive tardio), 1ª e 2ª vias de RG e CPF, 2ª via de certidão de nascimento, emissão de certidão de atividade rural, assistência jurídica, atendimento médico, psicológico e de serviço social, além de atualização do cartão de vacina e orientações sobre saúde indígena.

A Semana Nacional do Registro Civil é uma iniciativa instituída pelo Provimento nº 140/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça, com o objetivo de combater o sub-registro e assegurar o direito à identidade. Dados do IBGE apontam que o Brasil ainda possui cerca de 2,7 milhões de pessoas sem certidão de nascimento. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, as edições anteriores da Semana Nacional do Registro Civil realizaram cerca de 118 mil atendimentos em 2023 e 292 mil em 2024 em todo o país, com a expectativa de ampliar ainda mais o alcance da ação em 2025.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.