EM BOA VISTA

Workshop discute uso ético da inteligência artificial no Judiciário de Roraima

Voltado a magistrados, servidores e colaboradores, o evento teve como objetivo orientar o uso da IA no Judiciário estadual com base na transparência, supervisão humana e respeito aos direitos fundamentais

Workshop discute uso ético da inteligência artificial no Judiciário de Roraima Workshop discute uso ético da inteligência artificial no Judiciário de Roraima Workshop discute uso ético da inteligência artificial no Judiciário de Roraima Workshop discute uso ético da inteligência artificial no Judiciário de Roraima
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). (Foto: Wenderson Cabral)
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). (Foto: Wenderson Cabral)

Diretrizes para a aplicação ética, segura e responsável da inteligência artificial no sistema de Justiça foram debatidas nesta quinta-feira (22), durante workshop realizado no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Voltado a magistrados, servidores e colaboradores, o evento teve como objetivo orientar o uso da IA no Judiciário estadual com base na transparência, supervisão humana e respeito aos direitos fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante o workshop, foram apresentados:

  • Guia de Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial no Judiciário Roraimense;
  • Plataforma APOIA, voltada ao uso de IA na área judicial;
  • Plataforma SEI-IA, com aplicações na gestão administrativa.

A iniciativa está alinhada à Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento e uso da inteligência artificial no Judiciário, com foco em fundamentação das decisões, auditabilidade, prestação de contas e respeito ao devido processo legal.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.