Cotidiano

Campanha quer evitar vencimento de vacinas em Roraima

Foram aplicadas 334.578 doses em todo o estado

Campanha quer evitar vencimento de vacinas em Roraima Campanha quer evitar vencimento de vacinas em Roraima Campanha quer evitar vencimento de vacinas em Roraima Campanha quer evitar vencimento de vacinas em Roraima

A Secretaria de Saúde informa que Roraima não possui vacinas armazenadas vencendo nos próximos dias, porém criou uma campanha para orientar a  todos sobre a necessidade de sensibilização da sociedade justamente para evitar estoque de vacinas e perda de imunizantes.  

A Sesau esclarece que o NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) realiza o acompanhamento da aplicação de vacinas pelos municípios. “Um das medidas para garantir que as vacinas sejam aplicadas com celeridade foi a liberação da vacinação para adolescentes com mais de 12 anos, medida acordada e pactuada em CIB (Comissão Intergestores Bipartite), na semana passada entre Boa Vista, Caroebe, São Luís, Mucajaí, Alto Alegre, Rorainópolis, São João da Baliza, Cantá, Bonfim e Pacaraima, onde aprovaram pelo início simultâneo da vacinação para esse público” informou por meio de nota.

Roraima chega a 550.218 vacinas recebidas do Governo Federal e já foram distribuídas 476.796 doses, o que corresponde a mais de 86% do total recebido. Em relação aos imunizados, foram aplicadas 334.578 doses, sendo 251.268 primeira dose, 73.719 segunda dose e 9.591 dose única.

O Ministério da Saúde informa que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição. 

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município de Boa Vista não tem no momento nenhum lote a vencer, mas que se a população não procurar se vacinar, isso pode ocorrer sim. Esclarece ainda que tem reforçado a vacinação contra a Covid-19 em todos os grupos, com idades a partir de 18 anos, além de gestantes e puérperas, e nesta segunda-feira, 16, com os adolescentes a partir de 12 anos. Para isso tem realizado ações itinerantes em feiras, escolas e bairros mais afastados do centro da cidade para alcançar toda a população-alvo. Está disponibilizando ainda a partir desta semana 14 UBS´s com sala de vacina.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.