Social

Social 08 09 2018 6887

Com Nada * Tudo teria sido lindo na Parada de 7 de Setembro não fosse o atraso de uma escola, que quando chegou à Ene Garcez, todas as outras já haviam desfilado e as Instituições estavam passando na avenida naquele momento. Houve pressão, confusão, quebra de protocolo e a referida escola acabou desfilando fora de hora, em total desrespeito às autoridades responsáveis pelo evento, ao Cerimonial e aos integrantes das outras escolas que estavam lá no meio do sol quente desde as 7 da manhã. #MauExemplo!

Com Tudo  * Aumento da longevidade, melhoria das funções cardíacas e respiratórias, redução da pressão arterial e regulação do apetite são alguns dos benefícios que a corrida de rua proporciona. A prática cresce cada vez mais no estado de Roraima, e no mundo. E o Sesc está aliado a essa tendência, com o seu “Circuito Sesc de Corridas”, cuja proposta é estimular e motivar toda comunidade para a modalidade, que acontece em Boa Vista no dia 29 deste mês e dia 3 de novembro em Tepequém – Amajari.

Simone Batista e Richard Barbosa Mendes, em clic exclusivo para a Coluna

Circuito * A propósito, as inscrições para o “Circuito Sesc de Corridas” devem ser feitas no site www.centraldacorrida.com.br/etapaboavista, tanto para comerciários, quanto para a comunidade. * Todos os inscritos receberão nos dias 26, 27 e 28 deste mês, das 9h às 21h, na Academia Sesc Mecejana, o kit atleta composto dos seguintes itens: Sacochila, camiseta, chip descartável, número de peito e viseira. Regulamento no site: www.centraldacorrida.com.br/etapaboavista ou no www.sescrr.com.br. Mais informações: 3624-9858 ou 98403-4764.

Das Fugas  * Em menos de 20 dias, mais de 80 presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo; 40 se evadiram da Cadeia Pública, há duas semanas. Em seguida, a fuga anunciada dos menores do CSE, abrigados temporariamente num prédio dos Bombeiros, no bairro dos Estados.  * No começo da semana, mais uma fuga na PAMC, que até agora não se sabe o número certo de fugitivos. E por pouco não amanhecemos o 7 de setembro com outra fuga. Foi encontrado mais um túnel de 10 metros naquele presídio. 

Marcio Coelho e Ralf Wessestein, recém-chegados da Europa, ainda em clima de comemoração de bodas

Mistério  * Tudo indica que o agente penitenciário Harry Costa, encontrado morto com o corpo todo ensanguentado dentro da sua própria casa no bairro Silvio Leite na manhã de quinta-feira, tenha sido assassinado.  * A Polícia já está investigando o caso, mas até o fechamento dessa edição, ontem por volta das 18h, não havia sido revelado nome de nenhum suspeito. 

Luto  * A propósito, a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape-RR) anunciou a suspensão das atividades nas unidades prisionais do Estado por dois dias, pela morte do agente Harry Costa Gomes de Oliveira, de 33 anos. * O Sindape-RR tratou o caso como assassinato e informou que, em razão do luto oficial, estão suspensas todas as atividades nos dias 8 e 9, sábado e domingo, em todas as unidades prisionais do Estado, funcionando apenas os serviços essenciais.

Marinês e Claudio Torquato, em contagem regressiva para o 12º Encontro de Motos de Alta Cilindrada – (Foto: Luan Pablo Amarante)

#Rápidas *Trocando de data neste sábado a professora Túnica Vieira Santos e seu filho Dr. Thiago, Vaneza Targino, Paulinha Coelho e José Carlos Aranha.  * Amanhã quem inaugura idade nova é o economista Airton Ribeiro e a jornalista Olane Matos.  * A Universidade Federal de Roraima completa 29 anos, neste sábado e para celebrar a data, a instituição realizará no dia 13 de setembro, às 18h30, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), uma extensa programação cultural.  * A abertura do evento será com uma performance do Coral Madrigal da UFRR e, em seguida, haverá shows dos cantores Ricardo Nogueira e Joemir Guimarães. * O encerramento ficará por conta da Banda Paricarana, composta por estudantes da UFRR e, nos intervalos das apresentações, serão sorteados CDs de artistas locais e do Festival Canto Forte. * O hall do CAF terá a exposição “Memórias do Lavrado”, dos irmãos artistas plásticos roraimenses Edinel Pereira e Ednelson Makuxi.  * A cerimônia será conduzida pela atriz Kaline Barroso e a acadêmica Samara Siqueira.

Perfil

Ville Caribas: “Somos a primeira Academia de Tecnologia do mundo. Inovação roraimense pura”

* Ville Caribas Lima de Medeiros é roraimense, formado em Ciência da Computação – UFAM; com especializações em Produção de Material Didático – UFAM; em Leaders of Learning – Universidade de Harvard; em The Beauty and Joy of Computing – Universidade de Berkeley. É mestre em Inteligência Artificial – UFAM e doutorando em Ensino de Tecnologia – UFAM. Já foi professor na UFAM; pesquisador Sênior, no Instituto Nokia de Tecnologia e na Nokia Research Center (Finlândia); professor na UFRR e coordenador geral nacional do CAPES/MEC. Atualmente é analista no TJRR e fundador do PatrulhaEUREKA.org.

*O que é o PatrulhaEUREKA.org? Somos a primeira Academia de Tecnologia do mundo. Inovação roraimense pura. Assim como as academias milenares ensinam habilidade para a vida através das artes marciais, nós as ensinamos através da busca pela fluência em tecnologia.

*O que se pretende com o Patrulha Eureka? Ser referência em educação transformadora no Brasil, desenvolvendo habilidades humanas através da tecnologia.

*Como surgiu a ideia de desenvolver esse projeto? Sempre gostei de dar aulas, sou filho e sobrinho de professores, para mim é a profissão mais importante de todas. Um dia fui convidado para dar uma palestra na universidade sobre minha iniciativa com meus filhos. Logo ao terminar, uma pessoa se aproximou e disse que queria que eu abrisse uma turma para ensinar os filhos dele e seus sobrinhos. Iniciamos na sala de minha casa mesmo e foi chegando mais gente e mais crianças passaram a ter sucesso nas escolas e resolvi profissionalizar e receber mais patrulheiros.

*Quando você percebeu que precisava estudar sobre aprendizado e mentalidade de crescimento? Eu sempre fui uma pessoa que tirava boas notas na escola e faculdade, mas quando eu me vi diante do desafio de passar em concursos, percebi que tirar boas notas não garantia entrada. Fui para cursinhos e, mesmo com ótimos professores, percebi que não era suficiente. O momento EUREKA aconteceu quando eu intui que tinha que re-descobrir o meu próprio modo de aprender e fui estudar ‘aprendizagem’. Fiz especializações nas universidades de Harvard e Berkeley, nos Estados Unidos, me encantei com o assunto e agora estou fazendo doutorado em ensino de tecnologia. Descobri que para conseguir o que queria tinha que voltar a ser criança e ter uma mentalidade criativa para estudar e não mais esquecer. Depois disso fui aprovado nos concursos federais mais concorridos e vi que era meu dever preparar meus filhos, afilhados e amigos, para assumirem seu aprendizado e aprender com qualquer tipo de escola e de professor.

*Quem é o público-alvo do Patrulha e quantas pessoas já participaram desse projeto? Atendemos pessoas de 4 a 90 anos.
Aventuras para cada faixa etária, de criancinhas, jovens, que querem se preparar para vestibular e a adultos para concursos. Nosso forte mesmo são as crianças, melhor idade para desenvolver as habilidades de um patrulheiro. Já passaram mais de 200 patrulheiros. Temos turmas de um e de dois encontros por semana, de no máximo 9 patrulheiros.

*Qual conteúdo é repassado para os participantes do PatrulhaEUREKA.org? Ensinamos aos filhos como defenderem sua criatividade de forma saudável, e ao pai a não tolher, mas sim nutrir a verdadeira vontade de aprender. A computação auxilia muito. E o desafio é que para isso temos que ensinar habilidade de vida, por exemplo: Resiliência, Pensamento Crítico, Criatividade, Autonomia, Comunicação, Controle Emocional e Educação Digital. A jornada é árdua, mas necessária, pois quem se dispõe aprende a pensar corretamente, vai se comunicar melhor e inovar.

*Por quanto tempo o participante frequenta o projeto? A trilha do patrulheiro possui quatro aventuras: Eurekação, Ciber-Eureka, Eurekamobil e Eurekadorismo. Para completar ela o patrulheiro leva dois anos, mas eles não querem sair depois do fim e seguem na aventura Laboratório de Vivências do Patrulha, e nesse LAB as possibilidades são limitadas apenas pela nossa capacidade de imaginar.

*Onde funciona a sede do Patrulha Eureka? Na Av. Benjamin Constant, 2023 – Centro, ao lado do Hotel Ferrari.

*Que mensagem você deixa para os estudantes do nosso Estado? Que eles descubram até onde conseguem chegar com muito esforço e saiba que se está fácil é porque o seu lugar é mais além, tem que haver esforço. Estude!