Parabólica

Parabolica 04 12 2018 7331

Bom dia,

É claro. Todos os que gostam e vivem em Roraima torcem para que o novo governo que se instala no estado a partir de 1º de janeiro dê certo, mas não se deve criar otimismo exagerado. A atração de novos investimentos para Roraima só terá eficácia quando forem criadas algumas condições concretas. Empresários e empresárias bem-sucedidos não se enganam com promessas, e só decidem investir quando analisam seus custos de produção, o mercado de consumo e o fornecimento de matérias-primas. E fazem essa análise a partir de um estudo de localização entre as diversas opções locacionais. Empresários e empresárias, quase sempre, não amam uma cidade, ou um estado; amam especialmente ganhar dinheiro.

A experiência manda que se deva aprender com os erros alheios. A nova administração estadual deve lembrar que a sainte, logo no início do governo, acenou com a vinda de investidores do Sul do país e até do exterior, especialmente, de sul-coreanos com ligações diretas com grandes corporações multinacionais. O tempo fluiu e quase nada aconteceu, e não ocorreu por falta de condições objetivas para criar um diferencial de competitividade entre Roraima e outras opções locacionais mais privilegiadas, como o muito próximo Parque Industrial de Manaus (PIM).

No fundo, o que de mais importante aconteceu em matéria de atração de investimentos para Roraima nos últimos 20 anos foi a implantação da Área de Livre Comércio (ALC) de Boa Vista, na administração do, ainda hoje injustiçado, prefeito boa-vistense Iradilson Sampaio. Essa iniciativa foi o motorzinho que permitiu a grande expansão do setor de comércio e serviço da Capital do estado nos últimos 8 anos. Enfim! Que fazer, se boa parte da população prefere florezinhas irrigadas a peso de ouro.

RECOMENDAÇÃO

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recomendou ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR), Jalser Renier (SD), a suspensão do edital, que trata da nomeação de Conselheiro de Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR). Segundo o MPRR, os prazos e a documentação prevista não permitem a confirmação dos requisitos necessários para exercício da função. A Parabólica não tem informação se a recomendação ministerial será obedecida pela Mesa Diretora da ALE.

TRIBUTOS

O secretário da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), Enoque Rosas, mandou publicar no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 29 de novembro, o último a estar disponível no site do Governo, o montante dos tributos arrecadados; dos recursos recebidos e dos valores repassados aos municípios, do Fundo Estadual de Saúde e Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (FUNDEB) relativo ao mês de Outubro de 2018. No anexo, consta um total líquido de R$ 317.391.258,68.

SALÁRIOS

A Associação dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares convocou, ontem, segunda-feira (03.12), toda a categoria a comparecer na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) na sessão de terça-feira (hoje), para participar da votação do Projeto de Lei (PL) que autoriza o uso dos recursos do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPERR) para o pagamento dos servidores efetivados, relativos aos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e 13º salário. A aprovação da matéria interessa a atual e à próxima administração estadual. A maioria dos deputados estaduais deve aprovar o PL.

OBRA

Não faz nem dois anos que a Prefeitura de Boa Vista inaugurou a Praça Matheus Yukio Sato, no bairro Centenário, zona oeste da cidade, e já está fazendo reformas. Explicamos: o parquinho e uma área onde há apenas uma árvore estão isolados, como se ali houvesse alguma obra. A placa indica que a obra é para “construção e adequação de playgrounds e academia ao ar livre em diversas praças no município de Boa Vista”. O valor declarado é de R$ 2.826.901,85, que deve ser pago com recursos próprios. Apesar de a placa indicar o término da obra para 15 de dezembro próximo, a única mudança percebida foi no piso do parquinho, que antes era de areia (como no dia da inauguração) e agora é de cimento. Nenhum funcionário foi visto trabalhando na praça numa segunda-feira de manhã.

SEBRAE

A eleição para a nova diretoria do SEBRAE-RR deve ocorrer no próximo dia 07.12 (sexta-feira próxima). Apesar de o colégio eleitoral ser de apenas 15 votos, a disputa de bastidores é jogo pesado e envolve concessões de obras públicas, troca cruzada de favores e muitas coisas mais. A iniciativa privada tem a maioria dos votos, mas quem, no fundo, vai definir do pleito serão políticos profissionais, desses que o novo governador e o novo presidente disseram que não iriam permitir que continuassem indicando apaniguados para os cargos públicos. Disputam a superintendência a atual ocupante do cargo (está há mais de seis anos nele), a funcionária pública Luciana Surita, e o empresário Weberson Pessoa.

ELEIÇÃO

Dependendo do lado que se ouve parece que a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que ocorrerá na manhã do dia 1º de janeiro de 2019, está indefinida. Correligionários do governador eleito Antonio Denarium (PSL) garantem que ele já dispõe de votos suficientes para eleger o novo presidente do Poder Legislativo roraimense, que seguramente não será o atual, o deputado estadual Jalser Renier. Em direção contrária, ontem, a Parabólica ouviu um dos mais próximos colegas do atual presidente que disse: “ninguém tira a eleição do Jalser”.