Letras Saborosas

Letras Saborosas 25 08 2018 6801

ENTRADA

Algumas semanas atrás falei sobre a transformação social que a gastronomia pode proporcionar.

Um grande exemplo é a Gastromotiva, uma organização social que acredita a doze anos nesse poder de transformação. O projeto capacita jovens de baixa renda em cursos  profissionalizantes na área e os insere no mercado de trabalho, já formou mais de 4.500 alunos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Cidade do México, África do Sul e El Salvador.

O projeto foi fundado pelo chef  e empreendedor social curitibano David Hertz, que impulsionou o movimento da gastronomia social no Brasil e no mundo. Ele foi nomeado em 2012 pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça, como Young Global Leader.

Em 2016, o chef David junto com o chef italiano Massimo Bottura (Food for Soul) e a jornalista Ale Forbes montaram o Reffetorio Gastromotiva no Rio de janeiro, que contribui na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social.Hoje a receita é de um chef que também luta pela transformação através da gastronomia, João Diamante.

Esta receita ele fez no evento Porco Mundi Brasil, que aconteceu em julho na Casa do Porco Bar dos chefs Jefferson e Janaina Rueda, um evento que celebrou a cozinha brasileira e o porco com a presença de 32 grandes nomes da gastronomia Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Angu com queijo da canastra, linguiça de porco e melado Receita chef João Diamante

 INGREDIENTES:

500g fubá

1 e  ½ litros de Água

Sal e pimenta Q.B                                                                                                                                        

250 g Laranja            

750g Linguiça de porco picante

50 g Alho batido                       

02 unidades Folha Louro

500 ml Leite integral

150g Amido de milho       

250g Queijo da Canastra

250g Bacon em fatias finas

50 ml Melado

01 caixa Broto de coentro

MODO DE FAZER:

Angu: Em um recipiente, dissolver o fubá em 750 ml de água fria. Reservar.

Levar ao fogo uma panela com o restante da água, alho, folha de louro, sal e pimenta. Deixar levantar fervura. Adicionar à água fervente o fubá diluído e mexer até engrossar e cozinhar. Espalhar o angu, uniformemente, em um tabuleiro e deixar esfriar.

Fondutta: Em uma panela dissolver o amido de milho no leite frio e levar ao fogo, mexendo sempre, até começar a engrossar. Adicionar o queijo da Canastra ralado e mexer até dissolver todo o queijo.

Acertar o sal e adicionar pimenta do reino branca moída. Bater em um liquidificador até obter um creme liso.  Reservar.

Lingüiça: Fatiar em rodelas, pré assar a 180° por 10 min.

Bacon: Desidratar em 80°C por 1h:30min.

Montagem do prato

Cortar o angu em aro 5 redondo.

Em cima do angu, posicionar uma rodela de linguiça. Colocar fondutta no saco de confeitar com bico frisado e porcionar por cima da lingüiça.

Gratinar com maçarico. Finalizar com um pedaço de bacon desidratado em cima do creme de queijo.

Receita para 65 porções

Projeto social Diamantes na Cozinha ensina a gastronomia cidadã no Rio

O projeto idealizado pelo jovem chef João Augusto Santos Batista, conhecido como João Diamante, em parceria com voluntários e estudantes da UFRJ ensina desde o cultivo dos alimentos a finalização do prato e a nutrição.

Quando Diamante trabalhava em Paris no restaurante do chef Alain Ducasse, ele idealizou o projeto “Diamantes na Cozinha”, como sendo uma forma de retribuir tudo que colheu com a gastronomia.

Chef Diamante nasceu na Bahia em 1991 e foi criado na Divinéia, no Complexo do Andaraí (RJ). Aos sete anos já assava pães, escondido da mãe, em uma padaria perto de casa. Após completar os estudos básicos, foi servir na Marinha e lá conheceu uma cozinha industrial pela primeira vez.

No quartel trabalhou como ajudante de cozinheiro e teve o talento gastronômico reconhecido por comandantes e autoridades públicas. Decidido a se especializar,  fez um curso técnico em Nutrição e com bastante esforço se formou na faculdade de Gastronomia da Estácio de Sá/Alain Ducasse. Após passar pela cozinha do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi selecionado, entre estudantes de todo o Brasil para estagiar no restaurante da Torre Eiffel, Le Jules Verne, em Paris.

Mesmo sem dominar o idioma francês, João Diamante voltou a se destacar, mas declinou da proposta de trabalho em Paris para retornar ao Brasil e criou seu projeto social Diamantes na Cozinha.

Protagonista de uma bela história de superação, o cozinheiro de apenas 27 anos atualmente é o chef executivo do Fazenda Culinária, o restaurante do Museu do Amanhã.

O projeto fala de tudo, segundo Diamante “Desde que foi aprovado, nós implementamos uma metodologia que ensina do cultivo até a finalização do prato. Falamos de tudo: custos, hospitalidade, empreendedorismo, e muito mais. É um trabalho amplo! Além de toda a grade curricular, o intuito do projeto é mexer com o ser humano, com as suas motivações e sentimentos. Isso muda a vida de qualquer pessoa em qualquer trabalho”.

A sede do projeto fica localizada no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, e é mantida por meio de doações e de voluntários. As aulas duram seis meses e são gratuitas, para pessoas a partir de 18 anos com segundo grau completo, independentemente da posição social, étnica, religiosa ou política.

As inscrições são feitas pessoalmente para que o processo seletivo seja feito desde o primeiro contato.  No começo de 2018 mais de 2 mil pessoas se candidataram. As aulas são abrangentes e permitem aos alunos a compreensão sobre todos os processos da gastronomia. O projeto conta com a parceria da empresa júnior de Gastronomia e Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que contribui nas aulas de nutrição do projeto.

O foco é a formação de cidadãos conscientes do espírito de equipe na hierarquia da cozinha, capazes de fazer a diferença no mercado de trabalho ou quem sabe em projetos próprios.

Para saber mais sobre esse lindo projeto acessem as redes sociais Projeto Diamantes na Cozinha. E para quem qui
ser contribuir para melhorar a estrutura dos alunos, eles aceitam doações para a Associação Diamantes na Cozinha, CNPJ 30.286.499/0001-06, Banco Itaú 341, agência 5662, conta corrente 45444-5.