Letras Saborosas

LETRA SABOROSAS 27 12 2019 9529

Caros leitores!  Estamos encerrando mais um ano e temos que acreditar que 2020 será um ano bom, de transformações e de muita seriedade.

Além de falar em gastronomia, cultura alimentar e culinária, nessa época do ano peço licença para falar sobre as questões esotéricas que povoam a minha mente. Sempre pesquiso sobre as previsões do novo ano.

Começo pela numerologia, 2020 será um ano 4, o objetivo é alcançar maior estabilidade material, credibilidade profissional e estrutura familiar, ou seja, sentir segurança. Teremos que ser mais organizados, planejar, ter metas, colocar os pés no chão, nada de devaneios.

O SOL será o planeta regente do próximo ano, será um ano literalmente solar. 

Muita energia vital, clareza e lucidez serão alguns dos aspectos de 2020, um ano brilhante e positivo para atingirmos objetivos por meio da criatividade e generosidade. Os signos regidos pelo sol que são: Leão, Áries e Sagitário serão os mais agraciados pelo ano solar. E considero que a palavra de 2020 será “Foco”. No próximo ano, muita concentração, planejamento e organização na vida pessoal e profissional. Uma curiosidade: o ano solar vai se mostrar a partir da entrada de Áries.

Ano do Rato

No dia 25 de janeiro começa o Ano do Rato no horóscopo chinês. O Rato de Metal simboliza um ano de (re)começos, oportunidades e amor. Na astrologia chinesa, o ano de 2020 prevê muito dinheiro e sucesso, não somente para os naturais do rato, mas também para todos os animais do horóscopo chinês.

Orixá

O Orixá de 2020 segundo a tradição, sendo o primeiro dia da semana do ano uma quarta feira,  é dia de Xangô. Mas o ano de 2020 será regido pelo Sol, então alguns pais de santo consideram que o Orixá do ano será Oxalá.

Por isso vou deixar as características dos dois Orixás para poderem entender como poderá ser o novo ano.

Xangô é a Justiça, seu símbolo é o seu machado, sempre afiado dos dois lados, que pode ser punição ou proteção. Mas também tem como características a liderança, a inteligência e a inspiração.

Um ano sob sua regência de Xangô cabe um importante aviso: não tente mentir, ludibriar e enganar em nenhuma situação, pois a tendência é que não alcance seus objetivos. 

Oxalá é o Sol, representa a energia maior, a maior luz que atua em nosso planeta. É a Luz divina, força e poder máximos para 2020. Oxalá é também chamado de Pai dos Orixás, e sendo ele o regente do novo ano, traz proteção e paciência, ele exigirá de todos, clareza nas atitudes e honestidade.

Os dois Orixás serão complementares e vão querer que 2020 seja um ano de justiça, paz, positividade, segurança, progresso.

As cores de Xangô são branco e vermelho, marrom claro e dourado; e Oxalá pede as cores: branco, furta-cor e cristalino.

Xangô é o deus do trovão e da justiça. Ele é associado a dois santos católicos: São Jerônimo e São João.

Oxalá na umbanda e no candomblé, é a divindade que criou a humanidade, por isso, ele se equivale a Jesus.

Cor da Virada

A cor da virada do ano, cada um deve escolher conforme o que mais deseja, mas eu aposto no verde porque traz boas energias, saúde, representa a natureza e é a cor de novos começos.  Mas o branco simboliza a paz, a sabedoria e a calma; sempre é bom pedir paz para todos.

Ceia de réveillon

Saindo do esoterismo para a boa mesa, abuse na virada do ano dos tira-gostos, das frutas da época, das castanhas e dos grãos, para trazer fartura. Pode ser: grão de bico (salada ou homus), trigo (kibe), lentilha (arroz com lentilha ou sopa). 

Gosto muito da culinária árabe nessa data e seus pratos repletos de fartura. E não esqueçam, coloquem um colorido à mais, uma pimenta biquinho para dar o tom vermelho, chamar o amor e apimentar as relações amorosas. E para atrair prosperidade faça algo com porco ou leitão na ceia, porque ele é um animal que está sempre andando e fuçando para frente. Também podem apostar no carneiro, nos peixes, nos frutos do mar.

Mas nada de desperdício, não é nada bom iniciar o novo ano jogando comida fora. Por isso pensem bem na quantidade de pessoas que estarão na ceia.

E para quem gosta das simpatias de final de ano, não esqueçam das uvas, da romã, do espumante.

A receita de hoje pede fartura, prosperidade, saúde e amor para sua virada do ano.

Quero aproveitar e agradecer a todos que estiveram ao meu lado nesse ano e pedir muita saúde e bênçãos para todos.

Nos encontraremos em 2020 com mais Letras Saborosas. Até o próximo ano!

PRATO DO DIA

Arroz com frutas secas e lentilha

INGREDIENTES: 

01 xícara (chá) de Lentilha; 03 xícaras (chá) de água; 01 cubo de Caldo de Legumes; 04 Cravos-da-Índia ; 01 casca de Canela-da-China em Casca; Sal a gosto; 03 colheres (sopa) de manteiga; 01 cebola inteira picada em cubos pequenos; 01 pitada de Gengibre em Pó; 01 ½ xícara (chá) de arroz; 03 colheres (sopa) de vinho branco seco; 03 xícaras (chá) de água fervente; Sal a gosto; ¼ xícara (chá) de nozes picadas; ½ xícara (chá) de damascos picados; ½ xícara (chá) de uvas passas; ¼ xícara (chá) Castanhas de Caju picadas; ¼ xícara (chá) de amêndoas em lascas; ½ pimentão vermelho pequeno picado;

MODO DE FAZER:

Leve ao fogo uma panela com a lentilha, água, caldo de legumes, cravos, a canela e o sal, cozinhe por 12 minutos. Retire do fogo, escorra, remova os cravos e a canela, deixe esfriar e reserve.

Em outra panela, leve ao fogo a manteiga, a cebola, o gengibre e refogue até a cebola murchar, acrescente o arroz, o vinho, misture bem e refogue por mais 3 minutos. Adicione a água e o sal, abaixe o fogo e cozinhe até secar toda a água. Retire do fogo e deixe esfriar. Em um recipiente, misture o arroz com a lentilha e adicione a mistura seca (nozes, damascos, uvas passas, castanhas, amêndoas e o pimentão). Acerte o sal, se necessário. Sirva frio.