Social

Coluna Social 25 08 2018 6805

Com   Tudo 

* Roraima voltou a ser manchete de escândalo na mídia nacional. Ontem, no Jornal Hoje, o ministro Raul Jungmann, que esteve essa semana no estado, declarou que, conforme inquérito da Polícia Federal, verba federal de 40 milhões de reais destinada à construção de um presídio em Boa Vista simplesmente desapareceu. Perguntado se isso levaria a uma intervenção federal em Roraima, ele disse que isso “não está descartado nem encartado”.

Com  Nada  * Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Grupo de Câmara da UFRR, com oferta de 13 vagas para instrumentistas e uma para monitoria. Os alunos aprovados participarão do projeto entre os meses de agosto e dezembro de 2018, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão. Há vagas para Violinista 1 (Violino); Violinista 2 (Violino); Violista (Viola); Contrabaixista Acústico; Pianista e Monitor.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Igo Brasil, homenageado pelo Exército Brasileiro, na Semana do Soldado. Na foto, ele divide o clic com o general Gustavo Henrique Dutra, comandante da 1ª Brigada

De Guri * A propósito, não se fala em outra coisa na mídia nacional, senão na situação energética do nosso estado. A Estatal Venezuelana Corpoelec já comunicou ao Brasil a intenção de cortar o fornecimento de energia via Linhão de Guri, por conta de uma dívida de 30 milhões de dólares. * O comunicado ao Governo Brasileiro foi feito em 2 de junho, quando foi fixado o prazo de 90 dias pra resolver a situação e em 2 de setembro, expira o prazo.

No Teatro * O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, será o anfitrião do evento desta sábado que encerra a programação comemorativa ao Dia do Soldado. * Trata-se do Concerto Sinfônico da banda do Exército e convidados, logo mais às 20h de hoje, no Teatro Municipal de Boa Vista.

Jandira e Giovanni Negreiros, felizes ao celebrar hoje a idade nova dela

Baile do Rubi * Também encerrando a extensa programação da “Semana do Advogado”, a OAB-RR estará realizando neste sábado o seu tradicional e sempre concorrido Baile do Rubi. * Será logo mais a partir das 21h, no estiloso Espaço Nobre, com som ao vivo e muita animação.

M10 Festival * Outro grande evento deste sábado será, sem dúvida, o M10 Festival Music, que acontecerá a partir das 21h no Estacionamento do Estádio Canarinho. * As principais atrações do evento serão Falamansa e Grupo Maneva. A efervescência promete ser das mais concorridas

Dra. Iara Loureto Calheiros (filha da psicóloga Antônia e do engenheiro Carlos Calheiros) foi empossada ontem no cargo Analista Judiciário do TRE e deverá desempenhar suas funções no Sul do Estado

#Rápidas * A página de hoje é dedicada ao DJ Neudo Amorim, que hoje fica um ano mais dinâmico, atuante, antenado e querido. * Também trocando de data neste sábado, Ana Paula Maia e Helena da Conceição Martins. *Amanhã, quem inaugura idade nova é Karina Elane Coelho e Sandro “Pitbull” Miranda. * O Boticário do Pátio Roraima Shopping está com novidades para os homens! Neste sábado, 25, a loja vai promover o “preview” dos produtos para barba da linha Malbec Club, às 17h. * Gente, vamos intensificar a campanha nacional de vacinação neste sábado? É preciso atingir 100% de cobertura vacinal, pois somente a imunização, garante a erradicação de doenças como Sarampo e Pólio. * A vacina é grátis, e em cada bairro tem postos de atendimento, vacinando pessoas de zero a 49 anos. Mas criancinhas de até cinco anos não sabem ir sozinhas se vacinar, é necessário que os pais levem.

Perfil

Dorete Padilha: “Garanto que teremos serviços para atendermos com excelência os empresários do ramo do comércio e seus segmentos”

Dorete Schmeling Padilha é natural do Rio Grande do Sul, formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, Clínica e Institucional pela Unicruz, em Cruz Alta. Também é formada em Direito pela Faculdade Cathedral e mestranda em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR. Mãe de três filhos, mora em Roraima há 10 anos. Na época estava cedida do Governo do Rio Grande do Sul para o Governo de Roraima e, por opção, preferiu permanecer aqui. Durante esse período, foi diretora do Departamento de Políticas Educacionais na Secretaria Estadual de Educação do Estado de Roraima; gestora do Centro de Referência do Idoso e ouvidora da Ouvidoria Geral do Estado. Em março de 2015, assumiu o posto de coordenadora do Núcleo de Educação do Sesc-RR e recentemente tomou posse como titular da superintendência do Sistema Fecomércio-RR.

* Como escolheu estudar Pedagogia? A minha mãe foi professora na sua juventude e demonstrava muita alegria ao falar da época em que lecionava. Foi a minha primeira professora, me inspirou e me trouxe a satisfação de aprender e ensinar. Me especializei em psicopedagogia, para melhor compreender o processo de aprendizagem e assim poder ajudar aquele pequeno grupo de alunos de uma turma que não consegue avançar. Atuei por 10 anos em uma escola da rede franciscana em Cruz Alta, aprendi muito. Depois como concursada da rede estadual do RS também fui muito feliz na Orientação Educacional e em diferentes etapas da educação. Finalizando com a experiência docente na pós-graduação de Psicopedagogia. A Clínica de Psicopedagogia também me trouxe grande satisfação profissional.

* E Direito? Também é uma inspiração pessoal, pois tive como exemplo, o desembargador Almiro Padilha, que é meu tio. Ele foi muito significativo em todas as fases minha vida. Tudo que ele foi construindo no mundo do Direito, no qual se tornou essa pessoa tão importante em Roraima, me fez buscar o conhecimento jurídico. Eu não deixei de ser pedagoga, porém o Direito fez com que eu ampliasse horizontes diante dos desafios do cotidiano, me potencializou no perfil gestor, especialmente no sentido de resolver conflitos, e obter maior conhecimento sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

* Qual das duas áreas tem aplicado mais no desempenho de suas funções? As duas formações completam a minha vida profissional, pois gosto muito de atuar no segmento de gestão de pessoas, de relacionamento, o que faz toda diferença, principalmente no processo democrático, ouvindo as pessoas e buscando resolver situações, conduzindo-as da melhor forma, de acordo com cada perfil, semear sonhos e o prazer de realizá-los através de um trabalho comprometido com os valores da instituição.

* Sendo do extremo Sul do país, porque resolveu fixar residência no extremo Norte? Roraima é um estado novo, em que muitas coisas ainda estão se construindo. Aqui é uma terra de oportunidades, um lugar hospitaleiro e que possui uma diversidade cultural fantástica, o que nos torna especiais. Aqui tenho meus filhos junto comigo, tenho n
etos roraimenses e cada ano que passa, me consolido e vou construindo uma história nesse lindo lugar.

* Como resume esses dez anos de trabalho em Roraima? Uma fase de evolução, pois aqui tive a oportunidade de trabalhar pelo Governo do Estado, depois no Sesc e agora na superintendência da Federação do Comércio, que vem me servindo de grande aprendizado.

* Sobre sua atuação na Coordenação do Núcleo de Educação do Sesc-RR? Foi uma realização, implantamos o que há de mais moderno em termos de tecnologia da educação. Me orgulho daquela instituição e tenho a tranquilidade de dizer que lá se faz uma educação com qualidade, com uma equipe capacitada. O Sesc Nacional sempre apresenta bons projetos para nós e aposta na educação do Sesc Roraima, que é referência no Brasil.

* Você acredita que esse trabalho tenha sido decisivo para o convite pra assumir a Superintendência da Fecomércio? Acredito sim, pois, ao longo do tempo em que estive no Sesc Roraima, fui construindo uma história de gestão, sendo fundamental para que hoje esteja à frente da superintendência. Apesar de ter defeitos, como todo ser humano, sempre procurei melhorar, buscando me capacitar e estar atenta às novas tendências em termos de gestão e educação.

* Qual é a sua avaliação sobre o Sistema Fecomércio como um todo? Vive um momento de grandes realizações, com importantes mudanças, principalmente após as recentes eleições das presidências das federações de todos os estados, que hoje estão traçando suas novas gestões, com serviços de excelência voltados aos empresários do comércio e seus segmentos. Caminhamos para uma nova eleição de cunho nacional para a presidência da CNC, e acredito que também passará por mudanças no sentido de evolução da própria instituição.

* Quais são seus projetos para a Superintendência da Fecomércio Roraima a curto, médio e longo prazos? Estou fazendo um diagnóstico sobre as atividades do Sistema Fecomércio Roraima, realizei visitas técnicas em outras federações do país, sendo possível identificar os programas e projetos de sucesso desenvolvidos por eles para servir de parâmetro de ações. Estamos construindo um plano de trabalho que será importante para a nossa gestão. Garanto que teremos serviços para atendermos com excelência os empresários do ramo do comércio e seus segmentos.

* Que mensagem deixa para o público? Vivamos o dia de hoje buscando fazer o melhor, pois o futuro é consequência das nossas ações. Devemos levar a sério o momento, a oportunidade para evoluir todos os dias. E, usufruam de todos os serviços oferecidos pela Fecomércio, pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento-IFPD, Sesc e Senac são capacitações, educação, cultura, lazer, esporte, saúde e turismo feitos para você roraimense.