Social

Coluna Social 21 07 2018 6613

Com Nada * Motoristas devem prestar bastante atenção quando forem estacionar seus carros em locais públicos, pois bandidos escondidos nas proximidades estão utilizando dispositivos que impedem que as portas dos veículos sejam travadas, para depois furtarem tudo. Mesmo ouvindo o sinal sonoro e vendo a luz quando acionar controle de travas, o proprietário deve checar se as portas estão realmente fechadas. Já há vários registros desse tipo de golpe.

Com Tudo * O final de semana chegou e o espaço Pátio Cultural, do Pátio Roraima Shopping, recebe mais uma vez o projeto CircoLinho, promovido pela A+ Comunidade Produtora Artística e Pedagógica. A programação dedicada à criançada é completamente gratuita, inicia às 18h e contempla um sarau especial infantil e uma oficina de pintura de rosto, chamada “Na arte do palhaço”. O Pátio Cultural está instalado no segundo piso do shopping, próximo às Lojas Americanas.

A competente Dra. Sayuri Itikawa (Clínica Quality), médica das mais requisitadas, ficando hoje um ano mais atuante – Foto: Luan Pablo Amarante

Dos Vices 1 * Houve um tempo no Brasil, em que ser vice era apenas uma espécie de figura decorativa da política. Entretanto de uns tempos pra cá, esse posto se tornou tão importantes, que o povo já escolhe o candidato majoritário dependendo do vice. * Essa mudança começou lá atrás com a morte de Tancredo Neves, em que José Sarney virou presidente. Com o impeachment de Fernando Collor, Itamar Franco assumiu e o mesmo aconteceu recentemente com Dilma Roussef e Michel Temmer.

Dos Vices 2 * Na política local, essa questão de vice não tem sido diferente. José de Anchieta chegou a governador de Roraima após a morte súbita de Ottomar Pinto. E no cenário internacional também há exemplos como o de Nicolas Maduro que herdou o Governo da Venezuela após a morte de Hugo Chávez. * No pleito majoritário que se aproxima, dois candidatos já escolheram seus vices. O da governadora Suely Campos é o defensor público e deputado Oleno Matos; o de José de Anchieta, o empresário Abel Galinha. A expectativa agora é com relação ao vice de Antonio Denarium.

Hemilly Ketloly, Cinthia Nayra e Andressa Alencar, no clic de Luan Pablo Amarante

Glow Party 1 * Os sábados na boate Ícone nunca são os mesmo e quem frequenta a casa sente essa vibe. Hoje, por exemplo, a Casa promoverá a super Glow Party, uma festa cheia de cor, onde a luz negra e os diversos elementos fluorescentes fazem a magia. * Assim, os frequentadores podem abusar das pinturas corporais e maquilhagem, utilizando sempre produtos fluorescentes e reluzentes.

Glow Party 2 * A propósito, a efervescência Glow Party na Ícone Clube desta noite promete bombar com várias atrações confirmadas. São eles: os DJs, Dyo, Nivrek, Beto Brown e Handerson Matos. * Além disso, haverá um hiper show da Drag Sttamilly Twysther, com um super bate cabelo, que promete levantar a galera. Informações e camarotes: (95) 99128-3310.

A maravilhosa Lu Bantim, dando o ar de sua graça na Coluna deste sábado – Foto: Luan Pablo Amarante

Crime * Bandidos que estavam numa moto mataram um venezuelano quinta-feira no bairro Raiar do Sol, durante um assalto. Os marginais queriam o celular da vítima, que se recusou a entregar, porque por meio dele se comunicava com a família na Venezuela. * Diante da negativa, um dos criminosos desceu da moto e matou o jovem imigrante a sangue frio com golpes de faca.

#Rápidas * A página de hoje é dedicada a Claudia Soligo, que neste sábado recebe quilométricas homenagens por conta de sua troca de data. * Também inaugurando idade nova hoje, Raquel de Souza Amaral e Samir de Castro Haten. * Terminam amanhã, 22, as inscrições para os candidatos que pretendem concorrer ao crédito no 2º semestre de 2018 do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. * Estão sendo ofertadas cerca de 155 mil vagas. Dessas, 50 mil com juro zero. Poderão disputar vagas do Fies quem fez uma das edições do Enen – Exame Nacional do Ensino Médio. * O critério é válido a partir de 2010 e concorrerão aqueles que tiveram média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior que zero na redação. O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato.

Perfil

Dircelly Carvalho: “Não desista de seus sonhos e, acima de tudo, tenha fé em Deus, pois sem Ele não somos nada”

O Perfil deste sábado traz uma entrevista com uma roraimense campeã nacional e internacional de jiu-jítsu. Ela é Dircelly Oliveira Carvalho, de apenas 16 anos, aluna do Abrindo Caminhos, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima. Apesar da pouca idade, a jovem já coleciona 22 medalhas, conquistadas ao longo de apenas dois anos de tatame. A jovem estuda na Escola Estadual Monteiro Lobato, onde cursa o 2º ano do ensino médio, e concilia os estudos com o esporte que pratica e pretende seguir carreira nessa modalidade, mesmo atuando como advogada, pois ela quer se formar em Direito e advogar futuramente.

*Como surgiu seu interesse pelo jiu-jítsu? Eu nunca tinha praticado nenhuma modalidade esportiva, mas quando vi meninas e meninos treinando eu decidi que queria participar também. Eu aprendi, aliás, ainda hoje estou aprendendo. Posso dizer que me identifiquei com o jiu-jítsu e estou muito feliz.

*Com quantos anos começou a treinar jiu-jítsu e aonde foi? Posso dizer que quando comecei a treinar eu já estava velha (risos), pois hoje você entra em academias e no próprio Abrindo Caminhos e tem meninos e meninas com 6, 7, 8 anos já rolando no tatame. Eu comecei com 14 anos na Academia Roraima Top Team, mas me dedico totalmente aos treinos.

*Quando você iniciou os treinos, gostou logo de início ou pensou em desistir? Foi difícil. Várias vezes eu pensei em desistir, mas eu não sou de desistir fácil não. E agora que estou tendo bons resultados, frutos da minha dedicação e do incentivo que recebo, não deixarei esse esporte não.

*Qual a cor de sua faixa e o que ela representa? Recentemente fui graduada faixa azul, representa minha evolução no esporte, e quero um dia chegar a ser faixa preta.

*Como você ficou sabendo do programa Abrindo Caminhos? Por meio do meu professor Bruno Romão. Ele é o melhor professor, exigente, às vezes chato, mas tenho que relevar tudo isso, porque ele só é assim com atletas que ele acredita que têm futuro no esporte. Sou muito grata a ele.

*Quantas medalhas você já conquistou? Ao todo são 22 medalhas, sendo 17 conquistadas já no programa Abrindo Caminhos, além de um cinturão e 10 troféus no absoluto (na categoria faixa branca).

*Quais os principais títulos conquistados? São vários, mas vou listar alguns aqui em que fui campeã: Campe
onato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2018, evento promovido pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu); Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo 2018, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo; 30º e 31º Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu em 2017 e 2018, promovido pela FJJAM (Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas); campeã na categoria absoluto adulto do Campeonato Norte Internacional de Jiu-Jítsu 2017, da FJJER (Federação de Jiu-Jítsu de Roraima); entre outros.

*Neste ano, você começou a participar de competições nacionais e internacionais. Como foi a preparação? Os treinos são intensificados e pesados. E eu continuo neste mesmo ritmo, treinando no Abrindo Caminhos e intensificando os treinos na Academia Roraima Top Team.

*Participou para adquirir experiência ou foi acreditando que seria medalhista? Meu professor Bruno Romão me instruiu dizendo pra eu não me preocupar, que a participação seria para adquirir experiência. Mas, eu não viajei para o outro lado do país pra perder não. Meu foco é sempre vencer as competições.

*O que representa a medalha de ouro conquistada no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu 2018, em São Paulo? Significa que meus sacrifícios e meus treinos estão começando a dar bons frutos.

*Como é, além de treinar, auxiliar o professor Bruno Romão com outras crianças? É muito bom, pois sinto que sou um incentivo para a garotada. Todas as vezes que chego com alguma medalha, eles pedem pra ver, pra tocar, fazem perguntas e eu repasso minhas experiências. Enfim, é muito gratificante saber que sou um exemplo bom pra eles que, apesar das dificuldades financeiras, podemos sonhar e alcançar nossos objetivos, pois apesar de ser um projeto social muitas vezes é ali que começa a se realizar alguns de nossos sonhos.

*Qual a próxima competição que você participará? Próximo campeonato é o Sul Americano da CBJJ 2018, que vai ocorrer em novembro deste ano, mas meu sonho mesmo é o campeonato Mundial da CBJJ 2019.

*Deixe uma mensagem para nossas crianças e adolescentes… Não dê atenção às pessoas que te colocam para baixo e que não acrescentam em nada na sua vida. Foca naquelas que te querem bem. Sonhe, acredite, não desista de seus sonhos e, acima de tudo, tenha fé em Deus, pois sem ele não somos nada.