Social

Coluna Social 20 11 2018 7262

COM NADA

* O Núcleo de Estudos de Violência da USP (Universidade de São Paulo) acaba de divulgar o ranking nacional da violência no país. O referido estudo revela, que as dez primeiras posições da estatística de homicídios estão nos estados do Norte e Nordeste. E adivinhem quem ocupa o primeiro lugar como o Estado com o maior número de mortes violentas do Brasil? Isso mesmo: Roraima, que já contabiliza cerca de 300 assassinatos até meados de novembro e só nos primeiros dias deste mês já registrou 17 homicídios.

COM TUDO

* Graças ao fundamental trabalho do Exército brasileiro, milhares de imigrantes que chegam a Roraima têm sido abrigados e protegidos. Os militares são também sem dúvida, os melhores parceiros das Entidades humanitárias e dos voluntários dessa nobre causa. Em reconhecimento a esse trabalho, o general Eduardo Pazuello, coordenador da Força-Tarefa federal, conhecida como “Operação Acolhida”, irá receber o Prêmio Direitos Humanos 2018, que homenageia personalidades e entidades brasileiras e internacionais.

O acadêmico de Biologia da Faculdade Cathedral, Raimundo de Lima Viana Filho, autor de enciclopédia inédita em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Na foto, ele está ladeado por sua colega Jadna Alves e pelo professor Cleuder Freitas

Esclarecimento

* O senador Telmário Mota veio a público esclarecer o fato de ter votado a favor do aumento de 16% no salário do Judiciário. Segundo ele, esse aumento foi pedido em 2015, pra começar em 2016/2017. Naquela oportunidade a Câmara votou, mas o senado só votou agora.

* Ainda de acordo com o parlamentar, o que era pra ter acontecido em 2016, irá se efetivar somente em 2019, o que já estaria defasado em 4 anos. Ele disse ainda, que isso será compensado tirando da TV Justiça e do auxílio moradia dos magistrados.

Esclarecimento II

* Com relação a esse assunto, o senador Telmário Mota justificou ainda que o Judiciário tem orçamento próprio e que esse aumento não irá afetar o orçamento do país. Ele alegou que, não são os salários que estão quebrando o Brasil e sim as sonegações, a corrupção e as isenções. 

* Ele disse que só de sonegação foi constatado na CPI, um montante de 450 bilhões, “que as grandes empresas não pagam o país e tiram do trabalhador e tá todo mundo calado”, declarou. “Recentemente, uma medida provisória deu um trilhão de isenção pras petroleiras”, concluiu.

A princesinha Luna – herdeira de Claudinha e Michael Vogel – celebrando idade nova

 Libras

* O acadêmico da Faculdade Cathedral, Raimundo de Lima Viana Filho, desenvolveu uma enciclopédia de biologia sinalizada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ele é primeiro estudante surdo a se formar em Biologia em Roraima.

* Deficiente auditivo desde o nascimento, ele elaborou esse trabalho inédito que servirá de referência, uma vez que conta com mais de 200 novos sinais entre nomes de algumas doenças na Biologia e termos técnicos, que ainda não são sinalizadas em Libras.

Na UFRR

*A Universidade Federal de Roraima deu início ontem, no Bloco V do Campus Paricarana, a III Semana de Engenharia Elétrica. O evento tem como tema “Criatividade e Tecnologia: Os caminhos para inovação”, e contará com uma programação gratuita, com minicursos, palestras, oficinas e exposição de acadêmicos.

A Semana se estenderá até o dia 22, debatendo assuntos interdisciplinares, tais como Energia Elétrica, Tecnologia, Qualidade de Energia, Empreendedorismo e Liderança. Informações 98105-2508.

O coordenador da “Operação Acolhida”, general Eduardo Pazuello, será agraciado com o importante Prêmio de Direitos Humanos 2018

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada à querida Júlia América Campos, que nesta terça-feira, recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.

* Também de aniversário hoje, Niniza Maia, Cintia Raquel Vasconcelos, José Novaes, Antônio Evangelista Sobrinho, Roberto Leonel Vieira e desembargador Ricardo Oliveira.

* Termina nesta terça-feira, 20, o prazo para realização de inscrições do Concurso para a Polícia Civil de Roraima. Os candidatos, que vão disputar as 330 vagas oferecidas no certame, podem pagar a taxa, para validação da inscrição, até quarta-feira, dia 21. 

* As inscrições podem ser feitas por meio do site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A data do concurso, que seria nos dias 15 e 16 de dezembro, foi prorrogada para os dias 16 e 17 de fevereiro de 2019.

* O Ministério do Trabalho já iniciou o atendimento nas Salas MTb do abrigo Rondon 2 e do Posto de Triagem na nossa capital no âmbito da Operação Acolhida, que recebe imigrantes venezuelanos.

* O objetivo principal é atender os abrigados para o cadastramento no Portal Emprega Brasil, estendendo depois para a realização dos cursos oferecidos gratuitamente na modalidade ensino à distância pela Escola do Trabalhador.

Senador Telmário Mota presta esclarecimentos sobre seu posicionamento com relação ao aumento de salário do Judiciário

Tá Valendo

É Hoje

* Nesta terça, a partir das 17h, todas as atenções da cidade se voltam para o Pátio Roraima Shopping, onde acontece a tradicional chegada de Papai Noel e o lançamento da decoração natalina interativa. Haverá apresentações musicais do Instituto Boa Vista de Música e banda Marcial, apresentação de ballet infantil e a presença de vários personagens infantis.

Polícia Militar

* As comemorações dos 43 anos da Polícia Militar de Roraima terão início nesta terça, 20, a partir das 19h30, com um concerto da banda de música da Corporação, no Centro Amazônico de Fronteiras – CAF/UFRR, com entrada franca. No dia 26, aniversário da PMRR, haverá cerimônia comemorativa, às 16h30, no Quartel do Comando Geral.

Marian Aurora e Maria Eduarda Rodrigues, candidatas ao título de Garota Matrinxã 2018