Social

Coluna Social 20 10 2018 7104

COM NADA

* Falar a verdade é preciso. Nem a New Scotland Yard (Metropolitan Police Service) do Reino Unido, que é considerada uma das Polícias mais preparadas e equipadas do mundo, por certo não teria condições de esclarecer tantos crimes, como os muitos assassinatos, que tem ocorrido aqui em Boa Vista, diariamente. Agora avaliem os nossos heróis de Roraima que enfrentam toda a sorte de carências nas Delegacias do Estado, que vão desde falta de munição a gasolina, etc. E como se não bastasse, a ousadia dos bandidos que matam de cara limpa.

COM TUDO

* Neste sábado, 20, o Pátio Roraima Shopping promoverá a 2ª edição da Oficina de Robótica do SESI Roraima. A oficina é voltada para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 9 a 16 anos, e vai acontecer em três horários diferentes: 14h30 às 16h, 16h30 às 18h e das 18h30 às 20h. Cada aula terá duração de uma hora e meia. A inscrição deve ser feita na hora. Ótima oportunidade para as crianças se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo. A programação é completamente gratuita e acontece no espaço Pátio Cultural (segundo piso).

Dra. Tayna Cruz e seu amado, Dr. Alberto Cruz, recebendo homenagens neste fim de semana, por conta do aniversário dela, junto com o Jornal Folha e a Rádio Folha

Hoje

* Será na Escola Estadual Professor Severino Cavalcante, no bairro Silvio Botelho, a realização de uma manhã especial neste sábado, 20, das 9h às 11h, onde haverá brincadeiras, pinturas, jogos on-line e de mesa e muitos livros infantis.

* Crianças e adultos também terão direito a serviços gratuitos de beleza, educação, cidadania e saúde. É a 3ª etapa da Ação Social do Mês Dia das Crianças, promovida pelo Sistema Fecomércio (Senac, Sesc, IFPD e a própria Fecomércio).

É Hoje

* Será neste sábado, no estiloso Espaço Le Jardin, o concorrido Baile dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina, que promete superar o sucesso do evento ano passado.

* Além de decoração incrível, quem for à festa que terá som ao vivo da melhor qualidade, contará com open bar e open food. O baile inicia a partir das 22h.

Larissa Lais de Araujo (Vertice), no clic de Luan Pablo Amarante

Happy Birthday

* Neste domingo a partir das 8h da manhã, o Grupo Folha estará realizando a primeira transmissão da Rádio Folha FM 100.3, a partir das 8h, no Programa Agenda da Semana, com apresentação do Dr. Getúlio Cruz.

* Este será o primeiro dos eventos comemorativos ao aniversário de 35 anos do jornal Folha e 15 anos da Rádio Folha, que terá uma extensa programação que durará cerca de um mês.

Infantil

* A Igreja Batista Monte Sinai promove neste sábado, 20, e domingo, 21, o Congresso Infantil Jesus na Vida, cujo encerramento da programação se dará com o Musical com o mesmo nome do Congresso. A programação deste ano vem com uma abordagem importante de respeito ao próximo e está direcionada para crianças de 2 a 12 anos de idade.

 * Pessoas de qualquer igreja ou religião poderão participar e os interessados poderão entrar em contato para mais informações pelo telefone: 3623-6211.

Ana Clara França, do alto de seus 15 anos

No Teatro

 * Neste domingo, o humorista Tirullipa fará terceira apresentação em Boa Vista. O espetáculo dessa nova turnê está todo repaginado e recebeu o nome de#Taquipariudoido.

* O espetáculo acontece no Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 19h, em única apresentação, em que o artista relembrará uma série de histórias que fizeram parte de sua trajetória artística.

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada à jornalista Tarsira Rodrigues, que hoje recebe homenagens, especialmente da equipe Folha, por conta de sua troca de data.

 * Amanhã quem inaugura idade nova, junto com a Folha e a Radio Folha, é a professora Lidia Tavares, Bruno Willemon e Silvan Leitão.

 *A Outlet está fazendo a semana do Jeans com descontos de 30% em calças, bermudas, camisas, saias e muito mais.

* Quer mais? Pois tem: neste sábado, 20, receberá os clientes com um coquetel com a presença do descolado Dj Dyo tocando muito música boa especialmente para apaixonados por Jeans!

* O point fica na Av. Getúlio Vargas, número 6523, no Centro, e promete revolucionar este sábado a partir das 9h.

PERFIL

Leonice Strieder: “Somos fortes e enfrentamos qualquer situação, por mais que pareça difícil”

Leonice Strieder é do Rio Grande do Sul, mas escolheu Roraima para viver e, aqui, já se vão 30 anos. Começou a trabalhar aos 13 anos no segmento da beleza, em um salão de cabeleireiro, profissão essa que já dedicou mais de quatro décadas. Apaixonada pelo que faz, ela idealizou uma ação que faz a diferença na vida pessoal dela e de mulheres que convivem com o câncer, arrecadando cabelos que são doados para o Hospital de Câncer de Barretos, interior de São Paulo, onde são confeccionadas perucas exclusivamente para mulheres que fazem tratamento contra essa terrível doença.

*Como surgiu a ideia de colocar em prática essa ação?

Há muito tempo atuando como profissional cabeleireira tenho atendido pessoas que estão com câncer, naquela fase inicial da doença. A gente percebe que, durante as conversas, o pior momento é quando vai ser preciso raspar a cabeça, por conta da queda do cabelo devido ao tratamento que é muito forte. A partir daí pensei porque não pegar esses cabelos de comprimento bom, que muitas vezes ia para o lixo, e doar para confecção de perucas para essas pessoas. Daí a diante não parei mais.

*Por que você decidiu se engajar nessa ação?

Às vezes, pequenos gestos podem valer muito mais do que se imagina. Tem muitas pessoas que precisam. É uma iniciativa feita com muito amor e dedicação ao próximo. E fico feliz em ajudar, e em saber que estou fazendo outras pessoas felizes. A doação desses cabelos pode ajudar no resgate da autoestima e no tratamento.

*Você acredita que, com o uso de peruca, a mulher enfrenta melhor o tratamento?

Com certeza, pois o uso de uma peruca pode fazer a diferença, fazendo com que essas mulheres se sintam mais bonitas e sigam mais confiantes e mais fortes no tratamento.

*Co
mo foi o contato com instituições que recebem as doações?

Tenho conhecidos que se tratam no Hospital de Câncer de Barretos. Eu pedi para se informarem se lá eles confeccionam perucas e a resposta foi sim. Então passei a enviar por uma amiga minha, que vai duas vezes por ano, as mechas de cabelos e eles me retornam com uma cartinha de agradecimento.

*Você tem ideia de quantas peças de cabelo você já enviou para o Hospital do Câncer de Barretos?

Realizo essa ação há pelo menos 10 anos. Nunca contei, porque o que se doa não se deve olhar o valor e nem a quantidade, mas acredito que mais de 300 peças de cabelo eu já enviei para Barretos.

*Há pessoas que vêm ao seu salão porque sabem que você realiza essa ação?

Sim, pois muitas cortam o cabelo em outro salão e trazem para mim. Também tenho clientes que cortam o cabelo comigo e eu já aproveito essas mechas para doar, outras dizem que vão deixar o cabelo crescer para depois fazerem a doação, inclusive crianças falam para as mães que vão deixar o cabelo crescer para doar.

*Como deve ser o cabelo para doação?

Para doar o cabelo é preciso ter no mínimo dez centímetros de comprimento, ser cortado em um salão, pode ser de qualquer cor. Até os cabelos descoloridos são aceitos. É importante, após o cabelo ser cortado, ele ser separado com elástico para que não se espalhe e colocado em saco plástico. E esses cabelos podem ser entregues para mim, aqui no meu salão que está localizado na Rua Araújo Filho, 27 – Centro, próximo à Defensoria Pública. Quem quiser ligar para obter outras informações, o número do telefone é 3224-9168.

*E sobre o Outubro Rosa?

É uma campanha muito importante, porque garante às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade. Então mulheres, aproveitem essa campanha que se dedica à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a sua saúde, porque quando se detecta essa doença em estágio inicial, maior é a chance de cura.

*Deixe uma mensagem para as mulheres:

Os tempos mudaram e as mulheres conquistaram mais espaço no mundo. Mas isso não significa que ser mulher se tornou mais fácil. Muitas vezes, ter mais opções ou acumular papéis torna a vida mais complicada. Mas somos fortes, e enfrentamos qualquer situação, por mais que pareça difícil.