Social

Coluna Social 17 11 2018 7247

COM NADA

* Muito já se ouviu falar em Operações da Polícia Federal que supostamente estariam prestes a acontecer na frágil e empobrecida Macuxiland. Houve quem dissesse que o alvo dos homens da Lei seria assuntos ligados ao sistema carcerário local, atualmente em intervenção federal; outros apostam que se trata de questões referentes à atividade garimpeira ilegal visível a olho nu. Palpites são muitos, mas de concreto mesmo até agora, só “expeculências”.

COM TUDO

* Na próxima quinta-feira, 22, na sede do município de Normandia, será realizado o Seminário de Acesso ao Crédito da Rota do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Organizado pelo Sebrae e Banco da Amazônia – BASA, o evento é voltado para pequenos negócios, potenciais empresários e produtores rurais. As inscrições (gratuitas) estão abertas na Central de Atendimento do Sebrae ou pelo 0800 570 0800.

Dr. Getúlio Cruz e sua esposa Nazaré, recebendo kilométricas homenagens por conta da troca de dada dele, neste sábado

Hoje

* Chegou ao fim a temporada de Oficinas de Robótica do Sesi, no Pátio Roraima Shopping, e neste sábado, 17, acontece a última edição do evento, que é voltado para crianças e adolescentes a partir dos 9 anos. As oficinas são completamente gratuitas e acontecerão em três horários diferentes: 14h30 às 16h, 16h30 às 18h e das 18h30 às 20h. 

* As inscrições devem ser feitas na hora. A programação acontece no espaço Pátio Cultural (segundo piso), e todos que desejarem poderão levar suas crianças para aproveitar essa tarde de ensinamentos e muita diversão! #VemProPátio

Shih Tzu

* O Clube do Shih Tzu estará realizando neste domingo 18, a partir das 17h, no Parque Anauá, o “1º Encontro de Shih Tzu” e todos que desejarem poderão participar com seus mascotes.

* Na ocasião, pode-se fazer doações de rações e itens básicos de limpeza doméstica e higiene animal destinados a instituições beneficentes. Informações: @clubeshihtzurr e @radar_roraima.

Melissa Fassi, celebrando idade nova em ritmo de Halloween, com sua irmã Clarissa Fassi e as amigas, Gabriela Ribeiro e Layane Moura

Campanha

* A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos acaba de lançar sua tradicional Campanha “Papai Noel dos Correios”, que este ano está na vigésima nona edição.

* A 29ª edição da importante Campanha pretende beneficiar 2.400 crianças carentes, segundo informou o superintendente Regional de Operações dos Correios, Anderson Araújo Lins.

Garota Matrinxã

* Está confirmado para a próxima quinta-feira, 22, a partir das 20h no Restaurante Marina Meu Caso, a 18ª edição do Concurso Garota Matrinxã.

* O Concurso, é realizado anualmente em parceria com a Cris Vídeo e o apoio da Folha, e compreende várias etapas: a inscrição, entrevista e seleção de candidatas. Esse ano foram selecionadas 12 lindas candidatas que preenchem os requisitos, entre os quais ser maior de 18 anos.

Camila Dantas e Ney Marinho (Fábrica de Eventos RR), no lançamento oficial do evento “Garota White”. Na foto, o casal divide clic com o herdeiro Guilherme (Foto: Saulo Oliveira)

Festival

* Começou ontem a programação da terceira edição do Festival Cruviana Camará que se estenderá até o dia 21, no Centro histórico da capital, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.

* Além da roda de capoeira, manifestação cultural tipicamente brasileira, reunindo também aqui em Roraima centenas de capoeiristas, durante esse período, haverá debates e oficinas sobre a arte.

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao procurador do Ministério Público Estadual, Dr. Edson Damas, que inaugura idade nova neste sábado.

* Também trocando de data neste sábado, Dr. Luiz Carlos Leitão (MPE), Paloma David, Sidney Barros e Greik Alves.

* Amanhã quem está de aniversário é Shirley Cabral Brito, Tânia Haten, Edson Pereira Leite e Roberto de Carvalho.

* Além do feriado da Proclamação da República, na última quinta-feira, e do ponto facultativo na sexta, o fim se semana será ainda mais prolongado. Por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, dia 20, haverá ponto facultativo também na segunda-feira.

PERFIL

Daniele Mesquita: “Resista quando houver uma falha, para que possa continuar a buscar a vitória”

Danielle Andressa Araújo Mesquita nasceu em Boa Vista, Roraima, e no dia 9, completou 18 anos. No próximo mês, concluirá o curso Técnico em Secretariado, no IFRR (Instituto Federal de Roraima). Recentemente, foi selecionada para representar o estado de Roraima, no programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, que beneficia alunos brasileiros da rede pública com uma viagem de três semanas no país, que tem o objetivo de valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

*Como surgiu o interesse pelo curso Técnico em Secretariado?

Ainda que eu não pretenda seguir carreira nesta área, para mim o curso Técnico em Secretariado é um dos melhores do IFRR, pois possui muitas matérias úteis para o mercado de trabalho, como técnicas de secretariado em que aprendemos sobre como fazer atendimento ao cliente no local de trabalho, noções de eventos, como construir artigos científicos, etiqueta entre outros conhecimentos que podem ser muito úteis para a carreira profissional futura.

*Durante esse curso, o que mais atraiu você?

Os conhecimentos que eu poderia obter e como eu poderia utilizá-los no futuro. Não me arrependo da escolha, escolheria novamente o mesmo curso. Por meio dele, pude conhecer mais do mercado de trabalho e até mesmo ter oportunidades para estagiar em outras instituições.

*Concluindo Secretariado, qual curso de nível superior você pretende cursar e por quê?

Pretendo fazer faculdade de jornalismo, pois é uma área que me interessa muito, assim como direito, que pretendo fazer quando finalizar jornalismo. Para mim, são áreas que combinam com o meu perfil. Quero ser diplomata, e acredito que esses dois cursos irão me promover bastante conhecimento.

*Como acontec
eu a seleção para o programa Jovens Embaixadores?

Foram várias etapas. As inscrições começaram em agosto, depois disso fui sendo aprovada nas etapas seguintes até me tornar uma das quatro semifinalistas do estado de Roraima. O resultado oficial dos 50 jovens embaixadores selecionados saiu dia 30 de outubro, sendo divulgado em uma live no Facebook, onde meu nome constava na lista. E aproveito este espaço para agradecer à professora Naronete Nogueira, que me incentivou e acompanhou durante todo esse processo de seleção.

*E como é ter sido selecionada para esse programa?

É uma oportunidade incrível, me sinto extremamente feliz por ter alcançado meu objetivo e poder realizar um sonho que sempre tive. Tenho certeza que irei aproveitar muito a viagem e adquirir muito conhecimento através das palestras e workshops que irei participar quando estiver lá, assim também como irei ter a experiência de viver com uma hostfamily, que será a família que me hospedará durante os dias em que estiver por lá.

*Durante a seleção, qual a etapa mais difícil em sua opinião?

Creio que tenha sido a etapa das provas, pois é quando fica mais real e é necessário lidar com o nervosismo. A prova oral sem dúvidas foi o que mais me deixou apreensiva, pois ainda que eu não possua dificuldade para falar a língua inglesa, o nervosismo de estar sendo avaliada pode ser um fator que viria a atrapalhar o desempenho do candidato. Porém, consegui ter um ótimo desempenho tanto na prova escrita como na oral.

*Qual foi o fator determinante que fez com que você fosse selecionada?

Acredito que tenha sido por eu ter o perfil que o programa busca. O programa busca por jovens com perfil de liderança, que tenham feito trabalho voluntário e que sejam exemplos para sua comunidade. Eu participo do projeto Stars no IFRR que é um projeto de cunho artístico, cultural e filantrópico. Por meio desse projeto, que consiste na realização de um evento onde os estudantes se apresentam cantando ou dublando canções na língua inglesa, nós arrecadamos alimentos não perecíveis para serem doados a instituições sociais.

*E qual sua expectativa com essas três semanas de aprendizado nos Estados Unidos?

Espero poder adquirir muito conhecimento e usar isso para meu futuro profissional, aprender mais sobre a cultura americana, desenvolver ainda mais o meu inglês e poder compartilhar todo o conhecimento que eu obter com a minha comunidade quando eu retornar para o Brasil.

*E como é aprender a falar inglês sozinha?

É ótimo, pois vejo a minha capacidade de aprendizagem. Eu acredito que todos conseguem fazer isso, basta se dedicar e praticar bastante o idioma. O inglês pode ser uma língua muito divertida de se aprender, você pode aprender por meio de aulas, filmes, séries, música e outros, caso não possa fazer um curso. Pretendo aprender outras línguas, também sozinha e realizando cursos futuramente.

*Deixe uma mensagem para nossos estudantes, para os nossos jovens:

Jamais permita que alguém lhe diga que você não é capaz de conquistar seus objetivos, pois você é. A determinação e a persistência nos objetivos são capazes de abrir muitas portas. Resista quando houver uma falha, para que possa continuar a buscar a vitória. Continue tentando, continue aprendendo, continue sonhando.