Canoa Pop

Canoa Pop 18 10 2018 7093

CIRCULAÇÃO REGIÃO NORTE

Las Cabaças traz a Boa Vista espetáculo baseado na região amazônica e oficina de palhaçaria

Além do espetáculo, a dupla realiza atividades como oficinas, contação de histórias em escolas públicas e intercâmbio cultural com artistas locais

Após tour pela região norte, Las Cabaças chega a Boa Vista com uma programação recheada para aqueles que são fãs de bons espetáculos, oficinas e, de quebra, realiza um bate papo com as artistas que encabeçam o projeto de circulação. Apresentado no afluente do Rio Xingu e em outros estados do norte e diversas casas de espetáculos de São Paulo, “O Dia da Caça” aporta e estreia em Boa Vista na próxima segunda-feira (22). A programação conta com apoio local da Prefeitura de Boa Vista, Fetec e Teatro Municipal. A produção local é de Kaline Barroso.

O espetáculo é fruto do encontro artístico entre Las Cabaças e os também palhaços Esio Magalhães e Lily Curcio. Foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes nas Ruas/2013, que propiciou a residência artística de Esio Magalhães durante 20 dias na região do Baixo Amazonas (sede da dupla) para pesquisa prática e levantamento de dramaturgia, material que foi trabalhado posteriormente pela diretora Lily Curcio em um trabalho intensivo realizado na cidade de Campinas/SP.

O espetáculo tem como tema uma típica caçada e usa elementos da palhaçaria clássica no contexto amazônico, como vocabulário da região, objetos cênicos (a boroca, a canoa, o arco e a flecha e o terçado) e situações típicas do universo ribeirinho, fazendo presente além do humor, a delicadeza e sensibilidade das atrizes diante dos assuntos abordados. A pré-estreia do espetáculo aconteceu em junho de 2016 na comunidade de Manelito, às margens do Rio Iriri, afluente do Rio Xingu, buscando colocar a peça à prova, diante do público que mais conhece sobre o assunto. Depois disso passou por São Paulo, duas comunidades do Rio Tapajós e também participou do 1º Festival das Águas de Alter do Chão, no Pará.

Em 2017 o espetáculo percorreu diversas unidades do Sesc no estado de São Paulo e, em 2018, a dupla dá continuidade à itinerância pela região amazônica. O estado do Amazonas (Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro) e Acre (Rio Branco e em Xapuri e Cruzeiro do Sul) já receberam a circulação de “O Dia da Caça”, contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. Agora é a vez de Roraima receber essa circulação, através da realização das apresentações gratuitas do espetáculo “O Dia da Caça” e das demais atividades do projeto, em Boa Vista e em Alto Alegre. Em 2019 será a vez de Rondônia (Porto Velho e Ji-Paraná).

Las Cabaças – é formado pelas palhaças Bifi (Juliana Balsalobre) e Quinan (Marina Quinan). As atrizes se conheceram em 1995, quando se formaram no Teatro Escola Célia Helena em São Paulo. Foram professoras de teatro para crianças e adolescentes na Casa do Teatro na cidade de São Paulo e atuaram em hospitais públicos da capital paulista pela organização não-governamental Doutores da Alegria, onde formalizaram seu trabalho como dupla.

O trabalho que desenvolvem se concentra nas formas de 
intervenções em espaços públicos e no cotidiano de comunidades no interior do Brasil, visando a troca humana e cultural e buscando transformar as experiências vividas em roteiros teatrais através da linguagem da palhaçaria. Desse trabalho surgiram 3 espetáculos de repertório: “Semi-Breve”, “Divagar e Sempre” e “O Dia da Caça”.

Desde 2006 as artistas mergulham numa pesquisa prática na região amazônica, visitando comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, realizando apresentações e intervenções artísticas, sempre com a linguagem da palhaçaria clássica, buscando a troca humana e cultural, aprendendo o modo de vida, palavra, gestos e histórias.

Demais atividades

O projeto “O Dia da Caça” foi aprovado através do Edital Petrobras Distribuidora de Cultura – 2017/2018, e inclui outras atividades, além das apresentações gratuitas do espetáculo em espaços públicos e em escolas das cidades selecionadas. Todas as apresentações contam com tradução em libras para uma maior acessibilidade do público.

A “Oficina de Palhaçaria” é realizada nas capitais, como uma ação de formação para artistas locais e busca um intercâmbio com estudantes e profissionais de teatro, circo e de palhaçaria, através de uma pesquisa na linguagem do palhaço apurando o jogo cênico, com um total de 9 horas. Outra ação de formação que também acontece no projeto é o “Encontro com artistas locais” onde as atrizes compartilham suas experiências com artistas locais sobre o fazer da cultura e da arte na região norte do Brasil.

A última ação que acontece no projeto é a contação de histórias com foco no público das escolas das cidades do interior do estado, “Las Cabaças contam” onde as palhaças Bifi e Quinan contam um pouco sobre os estados por onde circularam com outros espetáculos da Companhia, Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Maranhão, relatando sobre a cultura e costumes e cada localidade de forma bem-humorada e envolvente.

Programação

22 a 24/10 das 18h às 21h – Oficina de Palhaçaria: oficina gratuita de palhaçaria de 3 dias, com 3 horas de duração, com foco na classe artística local. As inscrições são feitas pelo e-mail: bifiquinan@gmail ou no Facebook Las Cabaças.

LOCAL: Teatro Municipal de Boa Vista (Parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista)

Dia 25/10 às 14h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” na Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, com tradutor em libras

Dia 25/10 à noite – Encontro com a classe artística em Boa Vista

LOCAL: Espaço Usina Café e Cultura. Rua Raio Solar,509, Jóquei Clube)

Dia 26/10 às 19h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” com tradução em libras

LOCAL: Praça Germano Augusto Sampaio (Parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista)

Dia 27/10 à noite – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” com tradução em libras em Alto Alegre

LOCAL: Praça Gonçalves Dias

Dia 29/10 pela manhã – Apresentação da contação de histórias “Las Cabaças contam” em Alto Alegre. Essa apresentação tem como foco os estudantes das escolas públicas da cidade de Alto Alegre, seguido de bate papo com a classe artístic
a do município

TIRULLIPA EM BOA VISTA

Neste domingo (21), o humorista cearense Tirullipa volta a Boa Vista com seu novo show e, desta vez, se apresenta no Teatro Municipal. Os ingressos estão disponíveis para a venda no site https://www.tirullipashow.com.br.