Por Moara Albuquerque
Em 02/12/2019

Ideias e inspirações para sua decoração de natal

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano, onde a criatividade aflora e liberta um sentimento que só existente nessa data. Tudo muda, o clima, as pessoas, os aromas e é claro a decoração da casa. Planejar a ornamentação dos ambientes é um dos rituais mais importantes do Natal, mas é também onde mais se tem despesas, por isso é importante ser criativo e colocar a mão na massa na hora de decorar o ambiente. 

Harmonizar os espaços

Sendo assim é importante saber harmonizar os diferentes espaços, cada um com seus acessórios, mas que no conjunto conversem entre si. Desta forma dividiu-se os ambientes em área externa (fachada, varanda e jardim), área interna (sala de jantar/estar e cozinha), e a mesa da ceia, que é o centro das atenções na noite de Natal, onde família e amigos se reúnem.


Áreas externas

Para as áreas externas a dica é investir bastante em iluminação como piscas piscas coloridos ou brancos, ramos de folhas artificiais, guirlandas, laços vermelhos, etc. Adicionar decoração de chão pode ser bastante diferenciado como por exemplo objetos de jardim. Caso já possua vasos decorativos na entrada da casa pode-se aproveitar e adaptar para a ocasião, distribuindo bolinhas e luzes. 

Ambientes internos

Nos ambientes internos há muitas opções, por isso é ideal definir um estilo e paleta de cores antes de começar a decoração. A árvore de natal é o destaque do ambiente, por isso recomenda-se que comece a decoração por ela.  

Cores

Quando se pensa no natal lembra-se apenas das cores: vermelho, verde e dourado, mas atualmente é divertido brincar com outras tonalidades que geram um novo cenário para o ambiente como o azul, branco, prateado, marrom e até mesmo tons de laranja e roxo. Por isso é importante definir bem qual o estilo para que não gera poluição visual com tantos acessórios coloridos. 

Decoração de natal

A composição da mesa de Natal também é importante para garantir a harmonia. Escolha uma toalha bem bonita, com modelos discretos e sem muitas estampas vibrantes e exageradas. Se não quiser errar, opte sempre pela toalha branca lisa ou vermelha. Os arranjos florais, folhas, frutas ou velas dão um toque especial na decoração de mesa de Natal. O jogo de pratos e talheres podem ser brancos, coloridos ou decorados com desenhos que remetam ao natal. 
 
Acessórios 

Peças como os castiçais, suporte de velas, arranjos, pinhas, fitas em guardanapos de estampas natalinas oferecem elegância a mesa. Aproveite os itens de casa como pratinhos, xícaras, potinhos e taças e dê um novo uso para eles. Não hesite em utilizar o que já se tem guardado de outros Natais, tente adaptar para a nova decoração. Pinte, use fitas, cordas e outros materiais que possam a dar uma nova caraterística para esses objetos. Depois é só reunir a família e aproveitar esse momento lindo em um ambiente inspirador para as fotos de fim de ano.  

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV