Por Moara Albuquerque
Em 15/10/2018

A decoração certa para aumentar a produtividade

Quando pensamos na nossa casa, idealizamos um local confortável, bonito, e que consigamos relaxar após um dia cansativo. Tão importante quanto a nossa casa é o nosso ambiente de trabalho, um local que seja harmonioso e que nos possibilite trabalhar com entusiasmo.

Um estudo feito para uma cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul indicou que 78,9% dos funcionários entrevistados não estão satisfeitos com as instalações físicas do ambiente de trabalho. Além disso, 21,1% estão insatisfeitos com a qualidade de iluminação, ventilação e níveis de ruído.

Ambientes corporativos bem planejados e agradáveis não são um mero “luxo” ou “frescura”, eles trazem vários benefícios, como:

  • Mais ergonomia e saúde;
  • Facilita a rotina;
  • Aumenta a produtividade;
  • Profissionais mais felizes, inspirados, criativos e relaxados;
  • Reduz custos;
  • Facilita a comunicação;
  • Maximiza o conforto;
  • Aplica uma identidade ao ambiente;
  • Traz a personalidade da marca;
  • Reforça os valores da empresa;
  • Transparece profissionalismo e comprometimento.

Um outro estudo, feito pela CanvasPop, descobriu que em escritórios em que os funcionários podem escolher a decoração, a produtividade aumenta em 30% e diminui-se as queixas com relação à saúde.

Cada ambiente tem a sua especificidade, assim como cada empresa tem a sua identidade. Porém, separei algumas dicas que podem ser aplicadas na maioria dos casos, anote aí:

O branco predomina nos espaços corporativos, mas isso não quer dizer que as cores não têm a sua vez. A cor pode aparecer nas paredes ou apenas em detalhes pequenos, móveis e objetos decorativos.

Espaços de relaxamento e descontração ajudam na produtividade. Em locais menores, um cantinho de café, revistas e uma poltrona confortável podem ser uma solução

O uso de vegetação relaxa e traz bem-estar ao ambiente.

Uma pequena dose de baguncinha pode beneficiar os criativos, mas em excesso prejudica as linhas de pensamento. Invista em acessórios para organizar sua mesa que sigam uma mesma linguagem e que combinem entre si, e veja a mágica acontecer.

Para trabalhos em equipe, é ideal que as estações de trabalho sejam organizadas de modo a facilitar a comunicação, em que nenhum fique de costas um para o outro ou separados demais.

Lousas são uma ótima ideia para interagir com a equipe e deixar as ideias fluírem.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV