Maria Clara de Andrade conquista duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica. (Foto: Divulgação)
Maria Clara de Andrade conquista duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica. (Foto: Divulgação)

A nadadora Maria Clara de Andrade, de 18 anos, conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica, disputado em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de dezembro. A atleta garantiu o ouro nos 100 metros peito, na classe SB9, e ficou com a prata nos 50 metros livre, na classe S9.

Atleta do Centro de Referência Paralímpica de Roraima e da APABV, Maria Clara volta a se destacar no cenário nacional após ter vencido uma das etapas do Circuito Paralímpico, em setembro. Desta vez, a conquista veio na principal competição do calendário paralímpico do país, que reúne apenas os oito melhores tempos nacionais em cada prova.

Na final dos 100m peito, prova em que conquistou o ouro, Maria fechou a disputa com o tempo de 1min33s13. Já nos 50m livre, garantiu a segunda colocação ao registrar a marca de 30s98.

Maria Clara conquistou o ouro nos 100m peito e a prata nos 50m livre. (Foto: Divulgação)

A jovem atleta destacou os meses intensos de preparação e o sentimento de alívio após alcançar os resultados.

“Eu me dediquei bastante, treinei forte, ajustei vários detalhes técnicos, principalmente no peito, que é uma prova que exige muita técnica e resistência. Também cuidei muito do físico e do mental. Cada sacrifício valeu a pena. Entrei concentrada, bati todos os tempos que queria e consegui me superar”, afirmou a nadadora.

Maria e o seu treinador Mateus Antony. (Foto: Divulgação)

Para o treinador da atleta, Mateus Antony, o nível da competição reforça a importância da conquista.

“Este é o palco máximo da natação paralímpica brasileira. Os melhores atletas se encontram aqui. Estar nesse evento já significa atingir um nível de elite, em um campeonato onde cada centésimo faz diferença”, destacou.

Já o coordenador do Centro Paralímpico de Roraima, professor Vinícius Denardin, celebrou os resultados e projetou a continuidade do trabalho.

“Encerramos o ano com a certeza de que estamos no caminho certo. Nossas ações promovem o ingresso e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência no estado. Para 2026, esperamos manter esse suporte e seguir avançando, vendo nossos atletas em destaque no cenário nacional e levando orgulho para Roraima”, concluiu.

O Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica reuniu 287 atletas e foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento técnico e competitivo da modalidade no país.