Política

Governadora exonera Ubirajara e o nomeia como vice da Jucerr

Membro da Federação das Associações Comerciais foi indicado para presidir Jucerr, o qual ainda deverá passar por sabatina

A governadora Suely Campos (PP) exonerou o empresário Ubirajara Riz Rodrigues do cargo de presidente da Junta Comercial de Roraima (Jucerr) de acordo com Diário Oficial de 25 de março deste ano. O decreto Nº 471-P foi assinado no dia 23 de março com efeitos a 19 de março. Para o cargo, foi nomeado João Pereira Barbosa, enquanto Ubirajara Riz foi nomeado para o cargo de vice-presidente da instituição, de acordo com decreto Nº 475-P.
A exoneração atende à decisão da maioria dos deputados da Assembleia Legislativa, que votou pela rejeição da indicação de Ubirajara Riz para exercer a presidência da Junta Comercial por 15 votos a nove. A votação foi realizada no dia 18 deste mês.
João Pereira Barbosa é membro do Colegiado de Vogais da Junta Comercial pela Federação das Associações Comerciais e Industriais de Roraima (Facir). O Governo do Estado tem prazo de 30 dias para encaminhar a indicação de João Barbosa para a Assembleia Legislativa, que será submetido à sabatina.
OUTRAS REJEIÇÕES – Ainda no dia 18 de março, a indicação do nome de Lenon Geyson Rodrigues Lira para exercer o cargo de diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) foi rejeitada por 15 votos a nove.
Na sessão anterior, de 17 de março, a advogada Flauenne Silva Santiago foi reprovada por 13 votos a 11 para o cargo de diretora-presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). 
De acordo com inciso XXX do artigo 33 da Constituição Estadual, “não havendo aprovação do nome encaminhado pelo Poder Executivo, fica estabelecido o prazo de dez dias para encaminhamento de novo nome em que o Legislativo deva arguir e aprovar”. Até o momento, as exonerações e novas nomeações não foram publicadas no Diário Oficial do Estado. (V.V)