Polícia

Foragido mostra facilidade para comprar arma de fogo na fronteira

Sem ser importunado, traficante roraimense cruzou a fronteira brasileira com três armas e muita munição dentro de uma mochila

O presidiário Wesley de Almeida Veras, de 21 anos, vulgo “Fênix”, foi recapturado ontem pela manhã, na casa da mãe, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste. Policiais militares receberam a informação, foram até o local e ficaram surpresos. O foragido estava com três armas de fogo e muita munição.
O acusado revelou à polícia e reafirmou à Folha que comprou as armas e munições na Venezuela, na semana passada, e cruzou a fronteira com o Brasil, por Pacaraima, Norte do Estado, sem ser importunado. “Lá eu tenho um pessoal conhecido. Fiz uns ‘corre’ [assalto] e juntei dinheiro para comprar os ‘ferro’ [armas]. Paguei dois contos por tudo [R$2 mil]. Aí, coloquei numa mochila e peguei um táxi de Santa Elena até Pacaraima. Depois cheguei a Boa Vista”, detalhou.
Fênix estava foragido desde o dia 19 de fevereiro passado da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), onde cumpria pena por tráfico de drogas e receptação. Ainda em entrevista à Folha, ele afirmou que neste período não cometeu crimes na Capital.
“Assim que fugi fui para a Venezuela. Não assaltei ninguém por aqui. Tanto é que a polícia não encontrou dinheiro algum em casa. Eu estava trabalhando, como já disse, na Venezuela”, frisou o presidiário, sem dizer o tipo de trabalho.
Mas anteontem, à tarde, o dono de uma padaria na zona Oeste da cidade foi assaltado e reconheceu Fênix. O bandido estava armado com uma pistola ponto 40. Fênix foi capturado com uma pistola ponto 40 e dois revólveres, um calibre 38.
“Tudo indica que ele participou deste roubo, mas a polícia ainda investiga. Ele passará pelos procedimentos de rotina aqui, na delegacia, e será enquadrado por posse de arma de fogo e munição. Depois fará exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e, em seguida, retornará à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, onde novamente ficará aguardando o pronunciamento da Justiça”, frisou um policial. As armas de fogo foram encaminhadas para a perícia. A polícia ainda investiga os possíveis assaltos cometidos pelo suspeito. (AJ)