Cotidiano

RR fica sem internet por 3 horas

Na tarde de sábado, usuários da internet banda larga e móvel ficaram sem sinal; comerciantes amargaram prejuízo

Três horas. Essa foi a duração do apagão que atingiu os serviços de internet em todo o estado de Roraima. O problema teve início por volta das 14 horas de sábado, 28, e só foi restabelecido quase no início da noite, causando prejuízos a comerciantes e deixando muitos usuários revoltados.
Com o problema, o comércio e os serviços bancários foram os primeiros a sentir os efeitos da indisponibilidade de sinal. Nas agências bancárias da Capital, quem precisou fazer operações nos terminais de autoatendimento teve que voltar para casa de mãos vazias. “Precisava sacar dinheiro para fazer uma compra no supermercado, mas sem sinal não dá”, disse o estudante universitário Salvador Silva.
Nos supermercados, as filas eram expressivas, e nas portas dos estabelecimentos, funcionários já informavam aos clientes sobre o problema. “Na entrada, a gente já informa que, por conta desse problema de sinal, compras só em dinheiro em espécie. É complicado, pois muitos clientes deixam até de comprar por conta disso. É mais um lucro que o supermercado perde”, comentou a atendente Patrícia Macedo.
No principal centro comercial da Capital, na avenida Jaime Brasil, muita reclamação. Dona de uma loja de confecções, Alda Barbosa disse que teve que dispensar funcionários por conta do problema, amargando um prejuízo que pode chegar a 80%. “Deixei de vender para muitos clientes por conta da indisponibilidade de sinal na máquina de cartão de crédito. Esse tipo de problema é muito ruim, pois a gente deixa de arrecadar”, pontuou.
TELEFONIA MÓVEL – O sábado também registrou problemas no sistema de telefonia móvel no Estado. De acordo com relatos de usuários ouvidos pela Folha, acessar a internet ou fazer uma ligação também não foi tarefa das mais fáceis.
“Essas operadoras são muito picaretas. Vendem planos como se fossem a oitava maravilha do mundo e eis o que acontece. O sinal cai por horas e ninguém toma providências”, relatou a estudante Rafaela Rios.
Após o restabelecimento do sinal, o assunto imediatamente virou novamente piada nas redes sociais. Muitos reclamavam do problema, enquanto outros pareciam se divertir com a situação. “Larguei meu celular e fui fazer um bolo”, comentou a internauta Tamara Araújo.
“Como me senti sem internet? Descobri que há pessoas aqui em casa que se chamam esposa, cunhada e filhos… Estranho!”, brincou o arquiteto Rodrigo Ávila, postando junto ao comentário uma imagem da cena do filme ‘Náufrago’. 
TIM – Em nota, a empresa de telefonia móvel TIM informou que a sua rede 4G está funcionando normalmente em Boa Vista. “Na tarde de sábado, clientes da operadora perceberam a indisponibilidade dos serviços da tecnologia em função de uma falha no link de transmissão do provedor contratado”, disse a nota, ressaltando que os serviços 2G e 3G não foram impactados com o problema.
VIVO – À redação, a Vivo informou que o problema nas linhas de alguns clientes da operadora se deu a em função de problemas no meio de transmissão alugado de terceiros, provocadas por um rompimento de cabo óptico. A indisponibilidade do sinal, segundo a empresa, se deu das 14h50 até as 19 horas.    OI – A Folha entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa Oi. Mas, até o fechamento dessa matéria, às 19 horas de domingo, 1º, não obteve retorno. (M.L)