Cotidiano

Material escolar lidera ranking de presentes mais solicitados na campanha

De acordo com levantamento parcial, o item é o mais pedido pelas crianças que participam da campanha natalina dos Correios

A Campanha do Papai Noel dos Correios em Roraima já se firmou como iniciativa com vistas na responsabilidade social. A cada edição, a estatal recebe milhares de cartas de crianças carentes e os pedidos são os mais variados.
Conforme levantamento da Superintendência Regional dos Correios em Roraima, os materiais escolares lideram a lista de solicitações. Esse tipo de pedido representa 21,80%, seguido das bonecas (17,26%), carrinhos de controle remoto (14,48%), patins (11,61%) e bolas de futebol (10,02%). Outros presentes somam (24,83%).
Para o assessor da Coordenação de Atividades dos Correios em Roraima, Valdir Lopes, a campanha mostra o lado solidário do boa-vistense, que se comove com as histórias contadas nas cartinhas escritas pelas crianças. Nos últimos três anos, a estatal arrecadou quase 3 milhões de cartas em todo o país. Desta forma, a campanha consegue mobilizar a população a adotar mais de 1 milhão de cartas, o que é bastante significativo para a campanha, de acordo com Lopes.
Em Roraima, a campanha existe desde 2001, e atende em média duas mil crianças. “A pessoa deve comparecer a Casinha do Papai Noel dos Correios, localizada na agência dos Correios em frente à Praça do Centro Cívico. Ela vem, faz a leitura da carta, e pode adotar aquela que mais se identificar. A pessoa compra o presente solicitado, traz para a gente, e os Correios entregam na casa da criança”, contou.
Estudante do 3º ano, o pequeno Gabriel Lopes Reis, de 9 anos, foi uma das crianças que escreveu uma cartinha para o Papai Noel dos Correios. Ele pediu uma bola de futebol de presente. O menino afirma que sonha em um dia ser jogador profissional, mas sabe que os estudos são importantes para alcançar esse desejo. “Eu pedi ao Papai Noel a bola de futebol porque sonho um dia ser jogador de futebol. Sempre me identifiquei com o esporte e acredito que posso chegar a realizar esse desejo, mas sei que não depende apenas de talento. Também não posso descuidar dos estudos. Então divido as minhas tarefas entre a paixão pela bola e as atividades escolares”, contou.
A mãe do garoto, Elisandra Reis, não dispensa elogios ao filho. “Gabriel é um garoto excelente, um ótimo filho, muito ligado à família. É arteiro como qualquer criança nessa idade, mas quando o assunto é estudo, ele é o mais responsável e dedicado de todos. É um menino que me surpreende pela maturidade em dar conselhos e ser prestativo. Meu filho, com certeza merece, ganhar esse presente”, destacou.
CRITÉRIOS – Conforme o regulamento, as cartas enviadas são lidas, selecionadas e cadastradas no sistema próprio da campanha. Logo após esse processo, as correspondências são disponibilizadas para adoção. O interessado deverá comparecer a agencia central no horário das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17h30. Os presentes devem ser entregues até o dia 09 de dezembro. As entregas são feitas a partir do dia Por segurança, os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população em suas residências. “É importante dizer para os padrinhos que nós não divulgamos o endereço. A gente preserva a localização domiciliar dessa criança para que o Papai Noel dos Correios faça a entrega”, finalizou Lopes. (M.L)