Política

Pesquisa mostra vantagem de 14 pontos para Suely Campos no segundo turno

Inope registrou pesquisa no dia 20 e divulgou números, na noite de ontem, que mostram vantagem à candidatura da oposição ao governo

Pesquisa divulgada pelo Inope (Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística), na noite de ontem, mostra vantagem de 14,32 pontos da candidata Suely Campos (PP), da Coligação Salve Roraima, diante do candidato à reeleição Chico Rodrigues (PSB), da Coligação União Por Roraima. O Inope foi o único instituto a apontar a vitória do senador eleito Telmário Mota (PDT) no primeiro turno.
A pesquisa, registrada sob o número RR-00019/2014 junto à Justiça Eleitoral, entrevistou 1.540 eleitores entre os dias 20 e 23 nos 15 municípios de Roraima, incluindo vilas e comunidades indígenas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Se considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os votos nulos, brancos e indecisos, Suely Campos teria 57,16% dos votos, enquanto que Chico Rodrigues teria 42,84%.
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistadores informam os nomes dos candidatos, Suely Campos aparece com 51,30% dos votos, enquanto que Chico Rodrigues ficou com 38,44% das intenções de voto. 5,32% dos entrevistados ainda afirmaram estar indecisos, enquanto 4,94% declararam voto nulo ou branco.
O instituto reforça em seu relatório que a margem de erro de 2,5% para mais ou para menos não permite concluir empate técnico entre os candidatos. E salienta que as possibilidades de alterações nos resultados estão condicionadas aos 5% que não estão cobertos pelo nível de confiança da pesquisa ou a mudanças de opinião dos eleitores.