Cultura

Roraimense participa de concurso de fotografia internacional

A fotografia está concorrendo com mais de nove mil participantes

A fotógrafa roraimense Valdeíza Gomes teve uma de suas fotos selecionadas no concurso internacional de fotografia MetrophotoChallenge realizado pela Nikon. A foto recebeu o nome de incógnita e foi tirada na praça São Sebastião em Manaus em julho desse ano, em uma das viagens da fotógrafa.
A fotografia está concorrendo com mais de nove mil participantes em quatro categorias brasileiras: Magia da cidade, Fuga urbana, Cidade verde ou Eu sou Cidadão. Os premiados irão ganhar máquinas fotográficas, passagens aéreas e uma expedição fotográfica em Nova York.
Foto: Valdeiza Gomes A foto mostra um Bem-te-vi no bater das asas
Valdeíza se denomina uma fotógrafa passarinheira. Seu estilo favorito é aquela que mostra paisagens de natureza selvagem, mas são as aves a sua verdadeira paixão.  Na vida profissional, ela teve contato com a fotografia jornalística quando foi repórter policial da Folha de Boa Vista por dez anos. “Naquela época as fotos eram reveladas, tinha contato com o laboratório de fotografia que sempre me despertou curiosidade” explicou.
Foto: Valdeiza Gomes Valdeíza buscou por cursos e foi quando entrou no fotoclube Roraima
Em 2010, o amor pela fotografia falou mais alto, Valdeíza buscou por cursos e foi quando entrou no fotoclube Roraima em busca de aprendizado. “Pra ser um bom fotógrafo é preciso estudar bastante, não é só segurar a máquina, como diz um fotógrafo famoso, não é só a técnica, você precisa estudar a alma” completou.
Foto: Valdeiza Gomes Seu estilo favorito é aquela que mostra paisagens de natureza selvagem
No ramo da fotografia, Valdeíza ainda tem muitos sonhos a serem realizados. Ela já viajou por diversos lugares em Boa Vista em busca de pássaros raros. “A fotografia é meu hobby, mas é um hobby que já me concedeu algumas honras” explicou. Segundo a fotógrafa Roraima é um ótimo local para fotografia, por suas paisagens e animais silvestres, mas é preciso incentivar a criação de locais específicos para observação.
Incógnita
A fotografia que está concorrendo ao concurso foi tirada por acaso. Valdeíza estava visitando o Teatro Amazonas. “Eu estava no teatro, mas não poderia usar a máquina por causa da minha lente que precisava usar o flash, então eu resolvi desistir da visita e fiquei em frente ao teatro na praça São Sebastião, então eu observei um Bem-te-vi que estava tirando raminhos de um ninho antigo de dentro do monumento e em um bater de asas, eu tirei a foto” explicou.
Para votar na foto é preciso acessar o site www.metrophotochallenge.com e buscar pela foto ‘Incógnita’ e clicar. A mesma pessoa pode votar todos os dias.