Cotidiano

Venezuela abre a fronteira às 14h de cada dia para que brasileiros retornem

Autoridades venezuelanas abrirão a fronteira para os turistas brasileiros que desejarem voltar para o Brasil, todos os dias, às 14h

O Ministério das Relações Exteriores anunciou que, em função das gestões realizadas por meio da Embaixada do Brasil em Caracas e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, as autoridades venezuelanas abrirão a fronteira para os turistas brasileiros que desejarem voltar para o Brasil, todos os dias, às 14h, enquanto durar a decisão que determinou o fechamento da fronteira determinado pelo governo da Venezuela.

A notícia surgiu como um alívio às centenas de brasileiros, a maioria roraimenses, que estavam isolados no país vizinho, sem poder retornar ao Brasil. Ainda ontem o Consulado da Venezuela no Brasil havia informado a criação de um “corredor humanitário” para permitir a volta dos estrangeiros ao país de origem somente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro.

De acordo com o Itamaraty, os brasileiros que se encontram na região de fronteira e desejarem retornar ao Brasil devem procurar o Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, para incluir seus nomes na lista que será entregue às autoridades venezuelanas de fronteira. Os que necessitarem de apoio para hospedagem e alimentação também devem procurar o Vice-Consulado do município venezuelano.

Estima-se que pouco mais de 100 brasileiros entraram em contato com o Vice-Consulado do Brasil em Santa Elena de Uiarén, município venezuelano que faz fronteira com Roraima, querendo voltar ao Brasil. Isso ocorreu após decisão da Venezuela de fechar as fronteiras do Brasil e da Colômbia até o dia 02 de janeiro.

Na semana passada, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu prorrogar a vigência da nota de 100 bolívares, que foi tirada de circulação. “Certamente o decreto presidencial fecha as fronteiras até dia 02 de janeiro e isso está sendo feito para dar um prazo maior à população para a troca das cédulas de 100 bolívares”, disse o cônsul-adjunto da Venezuela, José Martí. (L.G.C)

Governo de RR envia comitiva para resgatar brasileiros na Venezuela

Após o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prorrogar o prazo de fechamento das fronteiras, o Governo do Estado decidiu enviar comitiva da Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais de Roraima até Pacaraima, onde irá tentar resgatar brasileiros que estão impedidos de deixar o país vizinho. Os representantes do governo roraimense deixaram Boa Vista na manhã de ontem, 19, sem previsão para retornar.

Segundo a titular da secretaria, Verônica Caro, cerca de 40 brasileiros deverão retornar a Roraima. Para cruzar a fronteira em segurança, os brasileiros devem fazer contato com a Secretaria de Assuntos Internacionais, pelo fone +55 95 99146 9977, ou pelo número da Venezuela 0414 845 8850, a fim de colocar o nome na lista e depois se apresentar às 14h para a Guarda Venezuelana, no Fuerte Roraima, localizado em frente à estrada que dá acesso ao aeroporto de Santa Elena de Uairén, para que a passagem seja efetuada.

Na reunião ficou acordado que a partir de segunda-feira, 19, os turistas brasileiros que se encontram na Venezuela deverão se concentrar nas instalações do Exército venezuelano (Fuerte Roraima), que fica em frente à estrada do aeroporto, sempre às 14h.

Boa parte dos brasileiros que solicitaram ajuda no vice-consulado de Santa Elena de Uairén obteve o pedido para deixar o país concedido. Os nomes estão em uma lista de pessoas autorizadas a passar pela fronteira.  A comitiva obteve o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e do Itamaraty para tentar o resgate dos brasileiros. (L.G.C)

Itamaraty afirma que acompanha com atenção o caso dos brasileiros

Em nota à Folha, o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Caracas e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, informou que vem acompanhando com atenção o caso dos brasileiros que se encontram na Venezuela e que desejam retornar ao Brasil após o fechamento da fronteira.

“A Embaixada do Brasil em Caracas está em contato com as autoridades venezuelanas e estão sendo realizadas gestões com vistas a buscar uma solução que possibilite o retorno dos brasileiros”, afirmou.

O Itamaraty reforçou que os que necessitarem de assistência consular emergencial devem contatar o Vice-Consulado do Brasil em Santa Elena de Uairén, que está prestando todo o apoio cabível aos brasileiros que se encontram naquela região. (L.G.C)

Publicidade