Parabólica

Oportunidade melhor nao ha 13169

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (13.01). Já no último ano de seu mandato, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) pode visitar Georgetown, Capital da República Cooperativista da Guiana. Que bom, antes tarde do que nunca, os roraimenses sempre clamaram por uma atenção maior por parte da diplomacia brasileira em relação ao país caribenho. À primeira vista, e para alguém menos interessado nas possibilidades de desenvolvimento de Roraima, aos olhos de Brasília, parece não ser prioritária a aproximação com um país que tem menos de um milhão de habitantes, o que significa mercado consumidor exíguo.

Para Roraima, essa pequena base populacional guianense significa dobrar o mercado em relação ao próprio mercado local. Para além disso, a Guiana representa para a economia local a possibilidade de se transformar num corredor para que a produção agrícola do estado possa alcançar outros mercados internacionais, do Caribe, da Europa, dos Estados Unidos, e mesmo de outros estados brasileiros. Representa ainda mais a possibilidade dos produtores locais comprarem matérias-primas e insumos com o pagamento de fretes bem menores que os atualmente praticados.

Muitos dirão que esse discurso é surrado, e que está emergindo agora por conta das eleições de 2022. Em parte, pode ser verdade, mas o sonho de ter asfaltada a estrada que liga Lethem e Linden, e a construção de um porto com calado maior nas proximidades de Georgetown, nunca esteve tão viável. E por duas razões: a descoberta de uma bacia petrolífera -já em exploração-, que coloca a Guiana como o mais futuroso país do Cone Norte e as recentes declarações do governo guianense de que deseja estreitar os laços com o Brasil.

Diante da possibilidade de uma vista de Jair Bolsonaro a seu país em fevereiro próximo, o jovem presidente da República Cooperativista da Guiana, Ali Irfann, publicou nota onde diz que seu país quer uma relação de parceria muito estratégica com o Brasil, e que inclusive, teria telefonado ao presidente Jair Bolsonaro antecipando algumas pautas técnicas que poderiam imediatamente ser discutidas com as equipes diplomáticas dos dois países, e serem tratadas na visita do presidente brasileiro.

Oportunidade melhor não há.

AUDIÊNCIA

Por falar na relação Brasil x Guiana, o secretário estadual de Agricultura e Desenvolvimento, Aluísio Nascimento, esteve esta semana em audiência com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França. Aluízio Nascimento levou ao chanceler brasileiro temas pontuais como a integração em transportes, energia e comércio com a Guiana e o Suriname. Carlos França falou das propostas do governo brasileiro para a integração do Arco Norte, que é um projeto que vem desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. Mas, quase nada saiu do papel.

APOSENTADORIA

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região já fez publicar o despacho do presidente Italo Fioravanti Sabo Mendes, que defere o pedido de aposentadoria voluntária ao juiz federal Hélder Girão Barreto, a partir de 01.02.2022. O deferimento do pedido de aposentadoria de Hélder Giração Barreto, que foi juiz estadual e professor da Universidade Federal de Roraima, aumenta a especulação de que ele deve ser candidato a deputado federal, ou a senador, nas eleições de outubro. Segundo fontes da Parabólica, vários partidos o querem como filiado e candidato.

RÁPIDAS

Jair Bolsonaro não é o único a dizer que a variante Ômicron pode ser o prenúncio de que a Covid19 começa a dar sinais de enfraquecimento. Cientistas respeitáveis também dizem dessa probabilidade. ### Apesar disso, os coveiros que querem prolongar a pandemia até as eleições não desejam ouvir isso. Preferem mais cadáveres. ### Enquanto em nível nacional os debates pela imprensa e pelas redes sociais está cada dia mais acirrado, em Roraima, os dois declarados pré-candidatos, Antônio Denárium (PP) e Teresa Surita (MDB), preferem trabalhar em silêncio e nos bastidores. ### Aliás, fontes da Coluna garantem que o ex-governador Neudo Campos não se filiou do MDB. Apenas, o ex-vereador Paulo Linhares, que é primeiro suplente do deputado federal Édio Vieira Lopes, trocou o PL pelo MDB. Dever ser candidato a deputado federal. ### Imagens divulgadas em redes sociais pelo ex-deputado federal Remídio Monai mostram o estado calamitoso da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Por conta disso, a Amatur, que faz a linha Boa Vista/Manaus/Porto Velho, reduziu a frequência das viagens para duas por semana.  ### O deputado federal Hiram Gonçalves (PP) disse a Parabólica que sua campanha ao Senado Federal está sendo organizada, e que não vai demorar muito para colocar o bloco na rua. ### Lula é, sem dúvida, o candidato preferido pelos movimentos internacionais de meio ambiente e de Direitos Humanos. E da imprensa financiada por esses movimentos. ### Até amanhã.