FESTIVIDADES

Natal ao redor do mundo: entenda os costumes e celebrações do Brasil e outros países

Confira como é a celebração do Natal em outros países e continentes

Entenda as maiores diferenças das comemorações natalinas (Foto Raisa Carvalho)
Entenda as maiores diferenças das comemorações natalinas (Foto Raisa Carvalho)

Seguindo a tradição cristã, o Natal é celebrado no Brasil no dia 25 de Dezembro e comemora o nascimento de Jesus Cristo. Um dia antes, na véspera, familiares e amigos se reúnem para uma grande festa com uma ceia com comidas características e troca de presentes, tudo muito colorido com tons de verde, vermelho e dourado e enfeites de luzes e do Papai Noel. Mas esse costume não acontece em todo lugar! Em alguns países, inclusive, a festança só acontece no dia 25 mesmo. Confira como é a celebração do Natal em outros países.

Celebração
Primeiro, é preciso entender como o Natal surgiu e evoluiu até os dias de hoje. Historiadores apontam que a comemoração da data teve início quando a Igreja de Roma selecionou o dia 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus. No início, a data era associada ao início do inverno e era mais promovida como um momento de orações e agradecimentos. Foi só depois, no século XIII, que o frade italiano Francisco de Assis teria montado algo semelhante ao que vemos atualmente no presépio: uma peça de teatro representando o nascimento do menino Jesus, com atores utilizando trajes que simulavam os de antigamente. Em 1223, as pessoas teriam então sido substituídas por esculturas simbolizando a chegada de Cristo, os Três Reis Magos, Maria e José. Ao fim da Idade Média, a festividade passou a ser celebrada também com jogos, brincadeiras, danças e comidas típicas durante o período de 24 de dezembro até 06 de janeiro.
É dito que no oriente os cristãos comemoram o Natal nos dias 6 e 7 de janeiro. Nos países onde a tradição islâmica, budista ou judaica predomina, não há grandes celebrações de Natal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Papai Noel
Outra figura que é associada ao Natal e que é uma mistura de tradições, é o Papai Noel. Há quem diga que ele foi inspirado em São Nicolau, por conta de milagres vinculados à caridade, doações e atendimento às crianças. Inclusive, a data de 06 de dezembro foi estipulada como o dia de entrega de presentes para crianças por conta de São Nicolau, data que depois migrou para o dia 25 de dezembro. Outra história é de uma figura de um senhor bem-humorado teria o nome de “Pai Natal”, oriundo de uma tradição britânica e nos Estados Unidos, inspirada pelo poema “Uma Visita de São Nicolas” de Clement Clarke Moore que estabeleceu a forma mais conhecida do Papai Noel, com trenó e renas voadoras.

Natal em outros países

A tradição de Natal nos Estados Unidos é bem diferente da que vivemos no Brasil. Por exemplo, a ceia deles não acontece na véspera e sim, um almoço com a família no dia 25. A troca de presentes também é no dia 25, pela manhã. As crianças normalmente acordam e correm para a árvore de Natal para abrir os enfeites.

Europa

Nos países da Europa, o Natal é celebrado no período do inverno, por isso, boa parte da decoração é relacionada à neve e árvores de pinheiros com luzes.

Portugal
Em Portugal, a tradição é semelhante ao Brasil, com a ceia sendo realizada na noite do dia 24. A diferença surge mais no que é servido à mesa: lá o jantar é centrado principalmente no tradicional bacalhau, batatas e o bolo Rei. Na Espanha, assim como no Brasil, é comum acompanhar a Missa do Galo à meia-noite em celebração ao nascimento de Jesus.

Ásia
Na Ásia o número de cristãos é bem menor em relação ao restante do mundo, mas ainda assim há celebração do Natal por lá, principalmente no comércio, com venda de presentes, enfeites e promoções de fim de ano. No entanto, por exemplo, há algumas diferenças: em muitos países não há feriado no Natal e ao invés da troca de presentes é costume trocar cartões com dinheiro.