RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Xingu defende aproximação de Roraima com a Venezuela
Por Folha Web
Em 29/01/2018 às 01:18
O deputado estadual Jânio Xingu (PSL): pretendemos trazer autoridades venezuelanas para debater a imigração (Foto: Diane Sampaio)

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, dia 28, o deputado estadual Jânio Xingu (PSL) defendeu a maior aproximação entre Brasil e Venezuela. Ele afirmou que Roraima deve aproveitar o relacionamento com o país vizinho para estabelecer relações comerciais, fomentar o turismo e discutir a imigração desenfreada. 

O deputado esteve recentemente na cidade de Valencia, no Estado de Carabobo, na Venezuela. Lá se reuniu com o prefeito e um deputado. “Eles têm interesse em comprar mantimentos do Brasil como arroz e demais itens da alimentação para suprir as cidades. Roraima pode perfeitamente ser um destes fornecedores”, explicou.

Xingu acredita que a aliança pode se estender a setores como o turismo por exemplo. Na visita a Valencia, constatou a presença de carros brasileiros vindos de Roraima e do Amazonas. “Os brasileiros se arriscam nessas estradas para visitar o Caribe. Estamos trabalhando para encurtar essa distância com a abertura de um voo de Boa Vista para a cidade de Valencia”, disse.

Com um voo direto de Boa Vista para uma cidade litorânea na Venezuela, os brasileiros poderiam ir ao país vizinho com mais frequência. “As famílias podem pegar um voo, passar o fim de semana no Caribe e voltar. De Valencia pode-se ir a qualquer outra cidade venezuelana. Lá a passagem é muito barata, cheguei a voar com uma passagem de R$ 2,00”, detalhou.

Quanto à crise imigratória, o deputado afirmou que em conversa com autoridades venezuelanas, propôs uma visita do Ministro de Relações Exteriores da Venezuela a Roraima para debater o assunto em audiência pública. “Também queremos trazer autoridades de Brasília para debater esse assunto. Essa é uma excelente oportunidade, precisamos fazer algo, pois a cada dia que passa essa situação só piora”, explicou.

VETOS – Ainda na entrevista, o deputado, que é relator do orçamento de 2018, afirmou que a ALE-RR deve derrubar com maioria esmagadora, os vetos do Executivo. “Conversei com a governadora e disse que os vetos vão cair. Apesar de ser situação não concordo com eles, pois estaria indo contra o meu trabalho como relator”, pontuou.

SANTOS disse: Em 30/01/2018 às 10:31:30

"- Já dizia meu velho e sábio avô: Quem com porco se junta, enlameado fica e lavagem come junto. Se o Deputado Jânio Xingu acha a Venezuela, seu governante e suas autoridades merecedores de qualquer atenção que se junte a eles. Creio que ninguém se oporá. Já bastam as atrocidades de Nicolás Maduro, a ineficiência do consulado em Roraima e as humilhações que parte do povo venezuelano e os corruptos militares daquele país impingiam aos Brasileiros, quando em visita por lá. Quero mais é que se danem!!! Quanto à saída para o Caribe, pode-se, muito bem, usar a Guiana, com muito menor risco."

Bolsonaro2018_Neles disse: Em 29/01/2018 às 18:32:08

"Até o dia que você for assaltado aí você vai repensar seus conceitos."

Rildo Lopes disse: Em 29/01/2018 às 10:12:43

"e a Gasolina? "

Davi disse: Em 29/01/2018 às 06:19:05

"Oi tio Xingu! ? Porque o senhor não leva os venezuelanos pra sua casa ???"