Cotidiano

Workshop mostra produtos sustentáveis para empresários

Produtos sustentáveis são produzidos por alunos dentro de sala de aula. Evento é organizado pelo Curso de administração da Estácio

Em mais uma iniciativa de educação ambiental e sustentabilidade, o Centro Universitário Estácio da Amazônia estará promovendo nesta terça-feira, 8, a partir das 19h30, a terceira edição do Workshop de incentivo à sustentabilidade nos negócios, uma iniciativa do curso de Administração. A programação conta com a apresentação de produtos sustentáveis dos acadêmicos da instituição, e será aberta.

A coordenadora do curso de Administração, Janaína Ribeiro, explica que o evento é organizado para expor o resultado dos produtos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Assim, segundo ela, os alunos colocam em prática as ideias sustentáveis propostas em classe e sua funcionalidade. Os projetos que serão apresentados foram desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Fundamentos de Gestão dos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis. “É fundamental que os alunos compreendam a importância de preservar o meio ambiente e trabalhar a sustentabilidade faz com que eles ajudem um pouco nessa preservação. Neste Workshop, por exemplo, eles irão desenvolver e apresentar produtos advindos da reutilização do óleo de cozinha, que seria descartado incorretamente no solo”, explicou.

O workshop é realizado semestralmente com o desenvolvimento de produtos utilizando materiais que teriam como destino o lixo. Nas edições anteriores foi trabalhada a reutilização de papel, caixas de leite e plástico. Dessa vez, os acadêmicos utilizam óleo de frituras para a criação de sabão em barra, líquido, amaciantes, velas decorativas e artesanais. “Para os alunos envolvidos no projeto esse é um momento de trabalhar a criatividade, inovação, e também o trabalho em equipe e também colocar em prática o planejamento visto na disciplina”, disse.

Segundo a coordenadora, o evento pretende incentivar o pensamento verde através de práticas sustentáveis com a reutilização de produtos, além de promover a educação ambiental dos acadêmicos da instituição investindo na formação de profissionais sensíveis e dispostos a dar seguimento a essas práticas.

De acordo com ela, a proposta seria utilizar um material comum no cotidiano da população e que, normalmente, seria descartado de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente. Dessa forma, o óleo vegetal utilizado para frituras foi escolhido como matéria prima nessa edição do evento. “Este projeto articula-se com a intenção de propor alternativas conscientes para preservação do meio ambiente no dia a dia, bem como, ao longo dos anos, com iniciativas que possam sensibilizar a população a respeito de medidas simples e práticas que podem ser adotadas no cotidiano”, justificou.

Janaína disse que a expectativa de público é de mais de mil alunos, sem contar com a participação do público externo. “A ideia é mostrar aos acadêmicos formas de contribuir com a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter uma rentabilidade sobre os produtos através de sua comercialização”, concluiu.