Cotidiano

Voto ético é tema de palestra para alunos do Instituto Federal

Iniciativa visa sensibilizar os jovens sobre a necessidade de pautar suas escolhas baseadas na análise das propostas dos candidatos e em planos de campanhas que estejam em harmonia com a real necessidade da população

Com o intuito de debater a importância do voto ético junto aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no período que antecede as eleições, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) lança hoje, 8, a campanha Voto Ético. Para o lançamento, o Campus Boa Vista (CBV) vai realizar a palestra de sensibilização “Voto ético e cidadania”, a partir das 8h, ministrada pelo professor José Maria Neto, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Pelo fato de o público-alvo ser a comunidade acadêmica, a iniciativa da instituição visa sensibilizar os jovens, principalmente os que vão votar pela primeira vez este ano, sobre a necessidade de pautar suas escolhas baseadas na análise das propostas dos candidatos e em planos de campanhas que estejam em harmonia com a real necessidade da população. A intenção é atender todos os campi do Estado.

Buscando facilitar a compreensão acerca do voto ético e correto, bem como das noções de cidadania e direitos sociais, o palestrante José Maria Neto explicou que vai utilizar uma abordagem menos teórica e mais didática, utilizando urnas eletrônicas e cartilhas. “Por ser um público jovem, é interessante usar uma abordagem mais acessível, a fim de que eles compreendam o recado e consigam capturar as informações necessárias”, disse.

Segundo Neto, estamos vivendo um período de transformação social relevante, em que as pessoas estão pedindo mudanças e cobrando mais em razão do acesso às informações. Mesmo considerando o público jovem como antenado, é preciso que eles participem de forma adequada do processo eleitoral, sabendo os direitos, os compromissos e a importância do voto, tanto antes, como depois.

PALESTRA NAS ESCOLAS – Esta não é a primeira vez que o professor realiza uma palestra de sensibilização em uma instituição acadêmica. Este é um projeto que há muito tempo vem sendo executado pelo TRE, mas que atualmente recebe ênfase devido o período eleitoral. Além de escolas, as palestras também são realizadas em comunidades indígenas. As instituições interessadas podem entrar em contato com o órgão para viabilizar a palestra. “É preciso que os nossos futuros e jovens eleitores compreendam o voto e suas as consequências. O TRE disponibiliza equipe e instrumentos práticos para que o público conheça o processo eleitoral e possa interagir”, finalizou.

ANIVERSÁRIO – A campanha Voto Ético faz parte da programação do aniversário de 25 anos IFRR, contados desde sua implantação como Escola Técnica Federal de Roraima até hoje. Além desta, outras campanhas de utilidade pública, como as que tratam da importância da doação de sangue e da preservação ambiental (IFRR Preserva), estão em andamento e já foram realizadas no CBV.

Em alusão ao aniversário, o IFRR ainda conta com a exposição fotográfica “Conexões” no prédio da Reitoria, situado na Rua Fernão Dias Paes Leme, 11, no bairro Calungá, zona Oeste da capital, que também vai percorrer as demais unidades do instituto, contando um pouco da história da instituição, desde sua criação como Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), até a atual estrutura.

Para a realização das ações, a instituição conta com a atuação do TRE-RR, do Hemocentro de Roraima (Hemoraima), da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caerr) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

O tempo de existência do IFRR é contado desde a implantação como Escola Técnica Federal de Roraima, em 30/06/1993, seguido do dia da sanção da Lei 11.892, em 29/12/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao longo de sua existência, a instituição vivenciou várias mudanças, mas, atualmente, o IFRR possui estrutura multicampi composta pelas unidades: Reitoria, Campus Amajari (CAM), Campus Boa Vista (CBV), Campus Novo Paraíso (CNP), Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Campus Avançado Bonfim (CAB). Desde 2008, oferece 44 cursos. Destes, 25 de nível técnico e 19 de nível superior, gerando 294 turmas, sendo 189 de nível técnico e 105 de nível superior. (A.G.G)